12/03/2012

CAMINHADA PENITENCIAL SEM DOM JOSÉ ANTONIO

 
Nas fotos de José Maria Melo, uma devota toca na Cruz, 2) O padre Edilson, ex-pároco da Saúde, reza por outro sacerdote; 3) Monsenhor João Jorge, vigário geral da Arquidiocese de Fortaleza, aspergindo os fiéis com água; 4) Sacerdotes iniciam a Caminhada carregando a Cruz; 5) Fiéis vão substituindo aos padres, que vinham carregando a Cruz, e 6) Monsenhor João Jorge confessando um fiél na Caminhada.














































A Caminhada Penitencial, que saiu da Igreja da Saúde às 7h20min, não contou com a presença de dom José Antonio A. Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza, que pela primeira vez não participou do evento, porque teve um problema de intoxicação alimentar, informou monsenhor João Jorge, Vigário Geral da Arquidiocese de Fortaleza, que o substituiu. Dom José Antonio foi recomendado pelo do seu médico a ficar em repouso durante todo o dia de hoje.

Antes de dar iniciar a Caminhada, monsenhor João Jorge disse "Vamos iniciar este ato penitencial cantando o sinal da nossa fé, que é a Santíssima Trindade", para depois dizer que "A Quaresma é uma caminhada para a Páscoa. Uma Caminhada que nós acolhemos, depois do convite da Quarta-Feira de Cinzas "Convertei-vos e crede no Evangelho". E este é um momento forte. Hoje, cada um de nós, será o Cirineu e a Cirineia, que vai ajudar a carregar a cruz de Jesus. E ao mesmo tempo fazendo desta Caminhada um momento penitencial". E explicou que o arcebispo confirma a indulgência plenária, que será concedida àqueles que participarem, piedosamente, realizando a obra prescrita. O que é a obra prescrita para receber a indulgência plenária? : confissão sacramental, que todos tiveram a oportunidade de fazê-la ao longo do percurso, "porque os nossos irmãos presbíteros irão atender aos nossos irmãos que irão fazer essa Caminhada". Comunhão Sacramental, que todos receberão no final da missa, que será celebrada na Catedral e qualquer oração na intenção de Sua Santidade, o papa. Então, "nesse espírito de penitência, acompanhando também os passos de Jesus, que caminha conosco, nós vamos aspergir essa água e vamos dar início a nossa Caminhada".


A CRUZ


A cruz da Caminhada Penitencial foi primeiramente carregada pelos mais de 30 sacerdotes e em seguida o animador do evento convocou os fiéis leigos para tomarem os lugares dos padres, convocados para ouvirem os que queriam se confessar. A Caminhada foi iniciada com mais de duas mil pessoas, bastante animadas e outras participavam, mas de maneira piedosa. A grande maioria levou guarda-chuva e capas, em caso de chuva,mas isso não ocorreu.

Nenhum comentário :

Postar um comentário