A atividade nesse dia é voltada especialmente para iniciantes, embora pessoas que já pratiquem meditação também possam participar. A professora Cleide Bernal informa que o aluno recebe orientação sobre posturas, respiração e princípios da Escola Kadampa Budista, cujo mestre é Geshe Kelsang Gyatso. Ele vive hoje na Inglaterra e trouxe a prática do Tibet para o ocidente. Em Fortaleza, as atividades da Escola, destinadas também para quem busca se aprofundar nos estudos, são organizadas pela monja budista Kelsang Zangmo, professora residente do Centro Budista Bodissatva. A sede é na Av. Santos Dumont, 5335, Sala 313, Ed. Planalto Center, Papicu, em Fortaleza/CE.
Cleide explica que a práticas das quartas-feiras para iniciantes é feita no Centro Gestaltico, numa parceria. Dura uma hora. Na primeira meia hora é feita uma pequena palestra sobre meditação e, no segundo momento, a prática propriamente dita. Pede-se ao participante a contribuição simbólica de R$ 5,00 por aula.
Cleide, que é professora aposentada da Universidade Federal do Ceará, começou a estudar o Budismo há dez anos, hoje vive e ensina o que aprendeu. Leia abaixo os princípios que são passados nas aulas:
- Conceito de felicidade. Causas da felicidade e de sofrimento. Evitando as emoções perturbadoras: raiva, tristeza, inveja, medo e apego. A vantagem de cultivar as virtudes: paciência, amor, compaixão e generosidade. A prática da meditação e seus benefícios.
- A importância da concentração mental para obter a paz interior. Conhecendo a nossa mente: mentes densas e mentes sutis. As funções da mente. Transformar a mente pela meditação. Aprendendo a meditar como prática de purificação de negatividades.
- Nosso continum mental. A roda da vida e a nossa preciosa vida humana. O significado do carma: nossas ações e seus efeitos. O ciclo de vida, morte e renascimento. A impermanência como princípio universal. O significado da espiritualidade.
- Sabedoria e compaixão: o caminho para obter a felicidade. Equanimidade e consideração pelos outros. A busca da felicidade como objetivo último da vida terrena. Práticas para obter um bom coração.
- A relação dependente-relacionada da pessoa no contexto da vida humana e planetária. O carma coletivo e a paz mundial. A meditação como instrumento para desenvolver a paciência e conquistar a paz.
Mais informações: Cleide Bernal, professora de meditação do Centro Budista Kadampa Bodissatva de Fortaleza – (fone: 85 8696 0034 / 9998 0034)
Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone: 85 3224 5509)
Nenhum comentário :
Postar um comentário