Aos 50 anos de existência no Brasil, completados nessa quinta-feira (1° de março), e 25 anos no Ceará, o Centro de valorização da Vida dá prosseguimento ao seu trabalho de prestar apoio emocional a pessoas que se sintam solitárias, deprimidas ou, simplesmente, desejando uma conversa fraterna. Neste sábado (3) e domingo (4), o CVV promove mais um Curso Gratuito de Seleção de Voluntários em Fortaleza. O interessado pode fazer a inscrição no sábado até 13h, no próprio local do curso: Colégio Juarez Távora (Rua Ministro Joaquim Bastos, 806 - Bairro de Fátima), em Fortaleza.
No sábado, o curso será das 13h às 18h e no domingo, das 8h às 13h. Para ser voluntário, o interessado deve ter espírito solidário, saber ouvir “com o coração” e ter a capacidade de comprender e respeitar o outro. A voluntária Gilmaíse Mendes, da coordenação do CVV, explica que o curso deste fim de semana é a primeira fase do treinamento do voluntário. No fim do curso, quem desejar se engajar no trabalho fará uma entrevista e, o selecionado, pasará por um estágio durante dois meses, prestando serviço uma vez por semana durante um turno de quatro horas.
Pelo telefone 141, os voluntários do CVV tem ajudado a salvar muitas vidas por meio do apoio emocional. “Nós orientamos os voluntários a não dar conselhos. Acreditamos na capacidade construtiva das pessoas, capacidade essa de encontrar as próprias respostas”, explica Gilmaíse Mendes. Atualmente, 30 voluntários se revezam no atendimento ao público.
Cinquentenário do CVV
Aos 50 anos, o CVV - Centro de Valorização da Vida é uma das organizações não-governamentais (ONG) mais antigas do Brasil. Foi criada em 1962 por um grupo de voluntários e reconhecida como entidade de utilidade pública federal pelo decreto lei nº 73.348 de 20 de dezembro de 1973. Conta com milhares de voluntários em todas as regiões do Brasil. Em 2004 e 2005 fez parte do Grupo de Trabalho do Ministério da Saúde para definição da Estratégia Nacional para Prevenção do Suicídio.
Em Fortaleza, para marcar os 50 anos de CVV, foram realizadas duas ações nessa quinta-feira (1° de março). Pela manhã, na Praça do Ferreira, o CVV fez a distribuição de folders e prestou informações ao público sobre o trabalho desenvolvido. Foram parceiros do CVV na atividade o Instituto Ciclo de Psicologia em Perdas e Luto, a ONG Casa de Afonso e Maria e a comissão organizadora do Encontro Pela Paz – Enconpaz.
À noite, na Praça dos Estressados, na Avenida Beira-Mar, além da divulgação do trabalho do CVV houve apresentações de dança, show de integrantes do Clube do Talento e apresentação da banda do Corpo de Bombeiros.
Mais informações: CVV – (fones: 141 / 3257 1084) / www.ccv.org.br
Fonte: Agência da Boa Notícia – (fone: 85 3224 5509)
Nenhum comentário :
Postar um comentário