16/03/2012

Inglaterra: Primaz da Igreja Anglicana renuncia ao cargo

Rowan Williams, arcebispo da Cantuária, vai dedicar-se à vida académica

Lisboa, 16 mar 2012 (Ecclesia) – O primaz da Igreja Anglicana anunciou hoje oficialmente a sua intenção de renunciar ao cargo, no final deste ano, para se dedicar à vida académica.
Rowan Williams, arcebispo da Cantuária, liderava a Comunhão Anglicana desde 2002, quando sucedeu a George Carey, tendo enfrentado divisões internas em várias questões, como o acesso das mulheres e de homossexuais ao episcopado.
“Foi um imenso privilégio ser arcebispo da Cantuária”, refere em comunicado o arcebispo Williams, de 61 anos, admitindo que esta “não foi uma decisão fácil”.
As principais divisões entre as Igrejas cristãs ocorreram no século V, depois dos Concílios de Éfeso e de Calcedónia (Igreja copta, do Egito, entre outras); no século XI com a cisão entre o Ocidente e o Oriente (Igrejas ortodoxas); no século XVI, com a Reforma Protestante e, posteriormente, a separação da Igreja de Inglaterra.
Luteranos (75 milhões), calvinistas/presbiterianos (80 milhões) e anglicanos (77 milhões) são as principais comunidades das chamadas ‘Igrejas tradicionais’ provenientes da Reforma, a que se juntam 60 milhões que se encontram ligadas ao metodismo.
Bento XVI assinou em novembro de 2009 constituição apostólica ‘Anglicanorum coetibus’, que introduziu uma estrutura canónica para possibilitar uma “reunião corporativa” de anglicanos à Igreja Católica, estabelecendo ordinariatos pessoais.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário