16/03/2012

Porto: Igreja e autoridades políticas unem-se para promover Torre dos Clérigos

Protocolos de colaboração visam valorizar monumento nacional que assinala 250 anos em 2013

Porto, 16 mar 2012 (Ecclesia) – A Câmara Municipal do Porto e a Direção Regional da Cultura do Norte vão unir-se à Irmandade da Torre dos Clérigos para um “programa de ação” de recuperação, requalificação, valorização e divulgação do monumento nacional.
As partes assinam esta segunda-feira dois “protocolos de colaboração”, tendo como horizonte temporal a comemoração, em 2013, dos 250 anos da Torre, adianta um comunicado enviado hoje à Agência ECCLESIA pela Irmandade dos Clérigos.
A Torre, monumento nacional desde 1910, foi até ao século XVIII o edifício mais alto do país - com 75 metros -, “assumindo uma relevância patrimonial, cuja respetiva valorização e proteção, no todo ou em parte, representa um valor cultural de significado para toda a Nação e, portanto, para a cidade do Porto e Região”, refere a nota.
O juiz-presidente da Irmandade, padre Américo Aguiar, tinha revelado à Agência ECCLESIA que também na segunda-feira a instituição vai assinalar o ‘Dia do Pai’, com entradas gratuitas no monumento para os progenitores que estejam acompanhados pelos filhos.
Segundo este responsável, o objetivo passa por “potencializar iniciativas” naquele local emblemático do Porto.
A Irmandade pretende consagrar um espaço “à memória de Nicolau Nasoni” (arquiteto da Torre dos Clérigos), numa sala onde serão expostos materiais e a obra do arquiteto na cidade.
“Gostaríamos que a cidade pudesse potencializar a presença de Nasoni (1691-1773), tal como se vê em Barcelona (Espanha) com Gaudí”, refere o também vigário geral da Diocese do Porto.
Para dar a conhecer a obra de Nasoni pretende-se “promover um circuito turístico que passe pelos vários edifícios” a ele ligados.
LFS/OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário