16/03/2012

Mulher de Chico Anysio diz que é doloroso ver o humorista preso ao silêncio

André Durão/UOL
Malga Di Paula e Chico Anysio no apartamento do casal, no Rio de Janeiro (27/4/11)

Do UOL, em São Paulo
Atualizado em: 16/03/2012 - 15h46
A empresária Malga Di Paula, mulher de Chico Anysio, publicou na madrugada desta sexta-feira (16), em seu Facebook, um mensagem sobre o estado de saúde do humorista, internado há 106 dias no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.

Em sua mensagem, Malga agradece o apoio e respeito dos fãs e informa que Chico continua se alimentando e respirando por aparelhos."A boa notícia é que ele está há alguns dias respirando muito melhor e já com a ajuda de um aparelho portátil, o que possibilitaria a saída do CTI. Isso ainda não aconteceu por precaução e cuidados médicos, já que ele ainda está fazendo uso de antibióticos".

O tubo que o ajuda a respirar também impede que o humorista fale, explicou Malga. "Por isso, nos comunicamos através da leitura labial e isso tem sido muito doloroso pra mim. Quando olho pra ele e sei que consegue fazer mais de 200 vozes diferentes, mas está preso ao silêncio, acho que todos na indústria do cigarro, deveriam ser condenados por genocídio e crimes contra a humanidade". Ela também explicou que o marido tem enfisema pulmonar, "doença causada pelo uso do cigarro".

Após fazer um apelo ao fumantes e à indústria tabagista, Malga afirmou que a volta do humorista para casa está próxima. "Temos coisas a fazer juntos ainda e sei que a vida será generosa conosco. Porque? Porque temos fé, muita fé..."
Sem previsão de alta
De acordo com boletim médico divulgado na tarde desta sexta (16) pelo Hospital Samaritano, Chico Anysio ainda não tem previsão de alta. O estado do humorista ainda é grave e, como divulgado no início da semana, ele responde bem ao processo de retirada do respirador e já passa algumas horas do dia sem o aparelho.
Chico Anysio está fazendo sessões diárias de fisioterapia respiratória e motora e continua tomando antiobióticos.

Leia o comunicado de Malga na íntegra:

Caro Público, Fãs do Chico e Amigos,

Outra vez passo uma menssagem de forma “coletiva”, pela impossibilidade em responder a todas as perguntas individuais sobre “como está o Chico?”

Mais uma vez grata pelo apoio e consideração e em respeito a todos vocês que o amam e que se preocupam com ele, sinto ser importante responder.

Como falei na mensagem anterior, boletins médicos são passados todos os dias para a imprensa, mas de pedaço em pedaço, as informações se perdem e o público acaba por não receber ou não entender as notícias. Importante considerar também, que cada jornalista acaba por interpretar o boletim de uma forma diferente.

Hoje, dia 15 de março de 2012 faz 105 dias que Chico está internado, exceto por uma noite (em 21 de dezembro), quando tivemos a felicidade de estarmos juntos em nossa casa. Dia 22 de dezembro ele internou no CTI com hemorragia digestiva e na tarde de natal, passarmos juntos com a família no quarto do hospital. Apenas um dia depois, ou seja, no dia 26 de dezembro de 2012 ele voltou para o CTI, onde continua até agora.

Bem, outra vez respondendo, “Como está o Chico?”

Se vocês lerem a nota que emiti anteriormente, verão que em 2012 ele já passou por uma cirurgia intestinal de extrema urgência, hemodiálise e várias infecções. Desde a última nota em 27 de fevereiro, o quadro infeccioso piorou muito e ele chegou a estar com septicemia. Fomos comunicados pelos médicos que estavam sendo usados os últimos antibióticos do mercado.

Claro que o uso destes poderosos medicamentos e as intervenções de grandes profissionais, foram fundamentais para ajudarem o Chico, mas sonho repetidamente, nas poucas noites que durmo, que ele está deitado numa rede branca, tecida de orações e energias positivas. Nestes sonhos a rede está numa das paradisíacas praias do Ceará, amarrada entre dois coqueiros e a brisa mansa que a balança é nada menos do que a força do amor. Acho que esse sonho repetido é a forma que os anjos encontraram para nos trazerem estes presentes que vem de todos os cantos do mundo.

Ele continua se alimentando através de uma gastrostomia e respirando pela traqueotomia (tubo inserido na garganta). A boa notícia, é que ele está há alguns dias respirando muito melhor e já com a ajuda de um aparelho portátil, o que possibilitaria a saída do CTI. Isso ainda não aconteceu por precaução e cuidados médicos, já que ele ainda está fazendo uso de antibióticos.

Este tubo na garganta ainda impede que ele fale, por isso, nos comunicamos através da leitura labial e isso tem sido muito doloroso pra mim. Quando olho pra ele e sei que consegue fazer mais de 200 vozes diferentes, mas está preso ao silêncio, acho que todos na indústria do cigarro, deveriam ser condenados por genocídio e crimes contra a humanidade.

Chico é uma das vítimas de uma geração desinformada que usava o cigarro por uma questão de charme... Mas com todas as informações e advertências, quem continua fumando hoje, deveria pagar o dobro de impostos e contribuir o dobro com a Previdência Social, porque eu sei através de estudos, são as vítimas dos malefícios do cigarro que gastam grande parte das parcas verbas destinadas à saúde pública.

Descarregada um pouco minha raiva do tabaco, volto para dizer que Chico está melhorando e que nossa volta pra casa está cada dia mais próxima. Temos coisas a fazer juntos ainda e sei que a vida será generosa conosco. Porque? Porque temos fé, muita fé... (Respeitando a crença e religião de todos, quero deixar um registro de agradecimento a São Jorge, meu protetor).

Chico é portador de Enfisema, doença causada pelo uso do cigarro - NÃO FUME

Nenhum comentário :

Postar um comentário