16/03/2012

Um novo Estado, caminho para uma nova sociedade do bem viver

Um novo Estado, caminho para uma nova sociedade do bem viver

A partir da crise do capital financeiro globalizado de 2008, ficou demonstrado pela prática que a proposta neoliberal de redução do Estado não passou de afirmação ideológica. Seu objetivo real era libertar o capital financeiro de controles para realizar aventuras em seus negócios com as dívidas dos Estados e com créditos absolutamente sem garantias, com o único objetivo de concentrar renda e poder. Sua aposta foi a de que os Estados, já amoldados aos seus interesses e dependentes de seus créditos, não os deixariam quebrar, já que isso resultaria na quebra geral do chamado “mercado global”. Aposta acertada: na hora da crise, repassaram, e com rapidez impressionante, trilhões de dólares dos fundos estatais para os grandes grupos econômico-financeiros. E agora, no momento em que os Estados deveriam cobrar os empréstimos com juros, diminuindo suas dívidas, uma vez mais os mesmos grupos cobram que o “equilíbrio fiscal” dos orçamentos públicos – isto é, que a capacidade de continuar pagando os custos de suas dívidas - seja refeito diminuindo os gastos públicos, retirando direitos, rebaixando salários e aposentadorias.
LEIA MAIS...

Participação da sociedade no processo de democratização do Estado brasileiro

E-mailImprimirPDF
5ssb_participSociedade_grandeO texto que segue contém uma proposta de instrumental metodológico para a 5ª Semana Social Brasileira. Seu objetivo é contribuir para que este evento, marcante na vida da Igreja no Brasil, continue sendo um espaço participativo de discussão sobre os rumos do nosso país.
LEIA MAIS...

Travessia: passo a passo, o caminho se faz - Mês da Bíblia 2011

E-mailImprimirPDF
mesdaBiblia2011_livroEste livro apresenta subsídios para estudo, reflexão, oração e prática para o mês da Bíblia de 2011. Não pretende dizer tudo, mas apontar pistas para o trabalho individual e comunitário. Foi pensado como material de apoio, isto é, traz elementos informativos a serem desenvolvidos posteriormente e indica também roteiros práticos, que podem orientar grupos de reflexão e leitura orante sobre o assunto. O tema do mês da Bíblia de 2011 é “Travessia: passo a passo, o caminho se faz”.
LEIA MAIS...

Documenta – Congregação para a Doutrina da Fé - Apresentação

E-mailImprimirPDF
documentacongdfAo longo da história, a investigação teológica esteve unida à missão evangelizadora da Igreja como resposta ao desígnio de Deus, que “quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade”
LEIA MAIS...

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (2011-2015) - Apresentação

E-mailImprimirPDF
dgae2011-2015
“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda a criatura!” (Mc 16,15).
A Igreja existe para evangelizar. Em meio às alegrias e esperanças, tristezas e angústias do ser humano de cada tempo, notadamente dos que sofrem (cf. GS, n. 1), ela anuncia, por palavras e ações, Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida (cf. Jo 14,6).
LEIA MAIS...

Roteiros Homiléticos do Tempo Comum Jun/Ago 2011

E-mailImprimirPDF
roteirohomileticojun11Retomamos a 2a parte do Tempo Comum do ano litúrgico, como um tempo propício para o crescimento da comunidade cristã, como discípula missionária de Jesus Cristo, o Messias e Mestre da Justiça do Reino. “Olhando para o centro de nossa fé, o Mistério Pascal de Jesus Cristo, nele encontramos o sentido ou, se preferirmos, os fundamentos que proporcionam uma atmosfera e uma realidade de santificação de nosso tempo, saboreando a ação em favor de toda a Igreja: Corpo Místico de Cristo, Povo de Deus, Templo do Espírito Santo e Sacramento Universal de Salvação” .
LEIA MAIS...

Nenhum comentário :

Postar um comentário