+ Sergio da Rocha
Arcebispo de Brasília
Neste tempo de celebração e de vivência da Páscoa, o Evangelho proclamado nos mostra como encontrar Jesus Ressuscitado, à luz da experiência realizada pelos discípulos. Eles tiveram dificuldades para reconhecer a presença do Ressuscitado; “ficaram assustados”, afirma Lucas. Jesus se coloca no meio deles, desejando-lhes a paz e com eles faz refeição, comprovando assim estar vivo.
No itinerário de fé em Jesus Ressuscitado, dois aspectos se sobressaem, segundo o texto meditado. O primeiro é o fato de estarem reunidos ouvindo o testemunho dos dois discípulos de Emaús, que lhes contaram “o que tinha acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão” (Lc 24, 35). O testemunho foi e continua a ser muito importante para a fé em Cristo Ressuscitado. Por isso, ao final desse episódio, Jesus se dirige aos Apóstolos afirmando: “vós sois as testemunhas destas coisas” (Lc 24, 49). A humanidade necessita do testemunho de uma fé viva na ressurreição através do anúncio do mistério pascal, mas também por meio da vivência do Evangelho na vida cotidiana. Contudo, para o testemunho é indispensável a experiência do encontro com Cristo Ressuscitado, iluminada pela Palavra de Deus. Ninguém pode testemunhar o que não vê ou não experimenta.
O segundo aspecto se refere à compreensão das Escrituras. Lucas destaca que “ele abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras”, mostrando o cumprimento do que estava escrito sobre ele “na Lei de Moisés, nos Profetas e nos Salmos” (Lc 24,44-45). Reunidos em comunidade, eles compreendem, com Jesus e por causa dele, o sentido das Escrituras. Necessitamos, hoje, cultivar esta atitude de escuta da Palavra de Jesus, através da Igreja e com a Igreja, especialmente, quando nos reunimos em comunidade para celebrar a Eucaristia. Além disso, Jesus assegura aos discípulos o envio do Espírito Santo para que eles fossem “revestidos da força do alto” (Lc 24,49). Por meio do Espírito Santo, o Senhor Ressuscitado nos dá sabedoria para compreender a sua Palavra e força para dar testemunho.
Neste Tempo Pascal, temos oportunidade de crescer na vida nova em Cristo, de modo especial, através da escuta orante da Palavra de Deus e do encontro com Cristo na Celebração Eucarística e na adoração ao Santíssimo Sacramento, a fim de poder dar testemunho corajoso da fé.
Continuamos a rezar, nesta semana, pela Assembléia dos Bispos do Brasil, que está acontecendo em Aparecida até o dia 26, quinta feira. Rezemos também, de modo especial, pelo Papa Bento XVI, pelo sétimo aniversário do início do seu pontificado, dia 24 de abril, terça feira.
Nenhum comentário :
Postar um comentário