Projeto 'Um farol, 365 clicks' é registrado em um site criado pelo autor.
Elementos do cenário são usados para compor as imagens.
1 comentário
Trezentos e sessenta e cinco dias e uma foto nova diariamente. Essa foi a ideia do administrador de empresas baiano Tunisio Alves Filho, de 30 anos, para mostrar diferentes ângulos do Farol da Barra, um dos principais pontos turísticos de Salvador. O projeto, batizado de "Um farol, 365 clicks", é todo registrado em um site criado pelo autor, que tem a fotografia como um hobby. Tunisio conta como começou a paixão pelas fotos.
saiba mais
"É um hobby que levo a sério há cinco anos. Gosto de fotografia desde quando os filmes eram usados, mas comecei a investir com a chegada das máquinas [câmeras] digitais. Comecei a fotografar pontos turísticos da cidade [Salvador] e a compartilhar na internet, nunca fiz cursos, fui aprendendo tudo em livros, filmes e na internet", afirma.
Em um grupo virtual, Alves começou a ter contato com outras pessoas que cultivam a admiração pela fotografia. Ele diz que a ideia de criar o projeto surgiu da boa aceitação das imagens feitas por ele nas redes sociais. "Escolhi o Farol da Barra porque a beleza é impressionante, tem muitos elementos para explorar e sempre gostei de faróis desde criança. Acho que eles têm uma coisa meio mística também", diz.
Sobre os "365 clicks", Tunisio afirma que é uma ideia representativa do ano. "Registro o mesmo objeto em dias diferentes e faço fotos distintas. Embora aqui em Salvador não tenhamos estações [do ano] bem definidas, pego estações diferentes, lua, sol, maré... Isso tudo dá para trabalhar nas fotos", afirma. Até agora, ele tem no site do projeto 323 fotos postadas. As imagens trazem o Farol da Barra em diversos ângulos, por dentro, por fora, de dentro do mar e com outros elementos no cenário. O autor do projeto tem carinho especial por algumas imagens e afirma que não mexe muito nas fotos, mas faz um tratamento simples nas fotos antes de publicá-las. "Às vezes coloco brilho, nitidez, contraste, mas os efeitos são filtros usados na própria máquina [câmera]", revela.
Ao longo dos cinco anos dedicados ao hobby, Tunisio investiu nos equipamentos que utiliza. Ele tem duas câmeras fotográficas profissionais, cinco lentes grandes angulares, que amplia o campo de visão, por exemplo.
As imagens não são feitas todos os dias. Alves diz que, geralmente, fotografa nos finais de semana porque nos outros dias se dedica ao trabalho como administrador, mas a cada dia ele garante que posta uma nova foto no site. "Faltam cerca de 40, 50 fotos para fechar o projeto [com 365 imagens]. Depois quero fazer uma exposição gratuita, de preferência dentro do Farol mesmo e publicar um livro com as imagens", conta.
Nenhum comentário :
Postar um comentário