Cardeal Odilo Pedro Scherer
Arcebispo de São Paulo (SP)
Arcebispo de São Paulo (SP)
A Arquidiocese de São Paulo prepara-se para a comemoração da Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo ou, simplesmente, Corpus Christi. Será no próximo dia 7 de junho. É uma das festas religiosas mais queridas dos católicos, em todo o mundo; em vários países, como no Brasil, é também feriado nacional e isso favorece a participação do povo nas celebrações, procissões e nas belas manifestações de cultura e arte popular.
O significado religioso e teológico é muito belo e profundo e se relaciona com a centralidade de Jesus Cristo para a fé da nossa Igreja; Deus Pai reúne seus filhos ao redor da mesa eucarística e os nutre com o “pão da vida”, que é seu próprio Filho, doado a nós como alimento, “pão para a vida do mundo”; somos o povo de discípulos, que Jesus reúne em torno de si, instrui e conduz, indo à sua frente, como pastor bom, ele mesmo, caminho, verdade e vida; somos a comunidade dos “irmãos do Senhor”, unidos por laços de fraternidade espiritual, pois somos todos filhos do mesmo Pai do céu, testemunhas do amor de Deus, que renova a vida e dá sentido às relações humanas.
A solenidade de Corpus Christi, destacando o dom da Eucaristia, coloca em evidência os mistérios centrais de nossa fé e da vida cristã. Saímos de nossas igrejas e vamos, com Jesus na Eucaristia, para as ruas e praças de nossas cidades, anunciando que “Ele está no meio de nós” e habita conosco e orienta nossa história; nossas atividades cotidianas, nossas ocupações profissionais e responsabilidades sociais, nosso convívio social, nada disso é indiferente à nossa fé: em tudo somos “testemunhas de Deus”, discípulos missionários de Jesus Cristo.
Neste ano, a solenidade de Corpus Christi será celebrada uma semana antes da realização do Congresso Eucarístico Internacional de Dublin, na Irlanda; portanto, será a ocasião boa para nos unirmos à Igreja na Irlanda e a todos os peregrinos da Eucaristia, que para lá se dirigirão.
E nós, em São Paulo, recordaremos o 70º aniversário do 4º Congresso Eucarístico Nacional, realizado de 4 a 7 de setembro de 1942, em São Paulo, no Vale do Anhangabaú. Era Arcebispo, então, dom José Gaspar D’Affonseca e Silva. Foi um evento grandioso, que envolveu e mobilizou a cidade inteira e ficou gravado na memória da população. Teve como lema – “Vinde todos a mim” (Mt 11,28). Foi precedido de Santas Missões Populares, pregadas em todas as paróquias por Padres Redentoristas; seu programa intenso envolveu profundamente as diversas categorias sociais e organizações eclesiais.
A próxima solenidade de Corpus Christi será preparada com um tríduo eucarístico em todas as paróquias e comunidades da Igreja; no dia 7 de junho, a partir das 9h, faremos uma bela procissão, partindo da Igreja de Santa Ifigênia, passando pelo Largo de São Bento, Praça Patriarca, Largo São Francisco e chegando à Praça da Sé, onde será dada a bênção Eucarística e celebrada a missa. Com Jesus, presente na Eucaristia, caminharemos pelas ruas de nossa Metrópole, pedindo que ele a abençoe e conduza a todos pelos caminhos seguros do Evangelho, para darmos nossa contribuição eficaz para a humanização de nossa cidade imensa. E repetiremos, como ele mesmo convidou: “Vinde todos a mim!” (Mt 11,28). Caminhemos todos com ele pela vida afora!




Nenhum comentário :
Postar um comentário