18/05/2012

Dom Orani participa de Encontro de Comunicadores neste sábado


E-mailImprimirPDF
domOraniTempesta_270x260Neste sábado, 19/05, profissionais de comunicação do Rio de Janeiro terão a oportunidade de aprofundar os conhecimentos sobre “Silêncio e Palavra”, com o objetivo de avaliar a importância de ambos para um bom discernimento da comunicação. Promovido pelo Vicariato para a Comunicação Social da Arquidiocese do Rio, o Encontro de Comunicadores deve reunir cerca de 190 profissionais com o intuito de proporcionar à imprensa carioca uma oportunidade para confraternização, diálogo e reflexão sobre a mensagem escrita pelo Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações, que é celebrado anualmente pela Igreja na Solenidade da Ascensão do Senhor.

A expectativa é promover um diálogo baseado no respeito visando a construção de uma sociedade melhor, como explica o Arcebispo do Rio, dom Orani João Tempesta. “Esperamos que esse diálogo que vamos estabelecer, construído com respeito e com preocupações de unidade para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, traga benefícios para a nossa sociedade”.

Ele explica que o grande desafio proposto pelo Papa Bento XVI na mensagem deste ano recorda aos profissionais de comunicação que o silêncio favorece a reflexão para que os temas abordados nas notícias apresentem as palavras mais indicadas para uma comunicação ética e verdadeira. “Num tempo de tanto barulho e rumor, as pessoas sentem necessidade desses momentos de silêncio, seja na vida pessoal ou na vida social. Um profissional de comunicação, em meio a tanta produção de conteúdos e a pressões para produzir mais, necessita muito mais dessas ocasiões de silêncio”, pondera o arcebispo.

O encontro será aberto com Celebração Eucarística, presidida por Dom Orani na Igreja da Glória, às 9h – com transmissão ao vivo pela WebTV Redentor e Rede Vida de Televisão. Logo em seguida haverá uma mesa de debates, com a participação da chefe de redação dos telejornais locais da Rede Globo, jornalista Denise Sobrinho, do publicitário Carlos Pedrosa e do crítico de cinema e coordenador de pós graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio, Miguel Pereira.

No local, os participantes também poderão admirar uma exposição fotográfica sobre fé, silêncio e palavra, com trabalhos dos fotógrafos Gustavo de Oliveira e Guilherme Silva, que atuam na Arquidiocese do Rio há vários anos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário