O Serviço Social da Indústria (SESI/CE) promove nos dias 31 de maio e 1° de junho a 3a. Jornada SESI de Medicina e Segurança no Trabalho, com o tema “Novos Cenários da Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho”. O Ceará é o 12º estado em quantidade de acidentes de trabalho e a meta do SESI é reduzir até 2014 o número de acidentes no trabalho em 15% nas indústrias atendidas pela entidade.
O encontro, que será realizado na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) pela manhã e tarde, contará com programação envolvendo cursos, palestras e mesas-redondas. Este ano, o evento contará com a participação de René Mendes, um dos maiores expoentes da medicina do trabalho no Brasil. Dentro da distribuição da jornada, o primeiro dia será destinado a realização dos cursos Toxicologia Ocupacional, a ser ministrado por Satoshi Kitamura; e Ruído e Perda Auditiva, com a fonoaudióloga Ana Cláudia Fiorini.
A jornada de SST faz parte das ações do Centro de Estudos do SESI, no qual são discutidos temas relacionados à saúde e segurança do trabalho no âmbito da instituição. Em 2010, dois grandes eventos foram promovidos, a 1a. Jornada de SST e o 1o. Simpósio Interno de Temas Livres. No primeiro, realizado em abril, ocorreram cursos sobre ergonomia e acidentes de trabalho, dentre outros. O simpósio serviu como incentivo aos colaboradores para a apresentação de trabalhos com vistas à aplicação diária, bem como aqueles que poderão ser absorvidos posteriormente para sua implantação. Em 2011, o tema da jornada foi Paradigmas Atuais na Prevenção Física e Psíquica Laboral, tendo sido tratados aspectos da gestão do absenteísmo e da saúde mental no trabalho, além de Ler/Dort e assédio moral.
Acidentes de trabalhoA meta do SESI é reduzir até 2014 o número de acidentes no trabalho em 15% nas indústrias atendidas pela entidade. O Ceará aparece nos dados de 2010 do Ministério da Previdência Social como o quarto estado da região Nordeste em número de acidentes de trabalho e o terceiro em relação a registros de óbitos. Em todo o país, é o 12º em quantidade de acidentes. Naquele ano, foram registrados no estado 12 135 eventos do tipo, com 68 mortes.
Mais informações pelo telefone (85) 3421 5808.
Com informações da Assessoria de Comunicação Sistema FIEC
Com informações da Assessoria de Comunicação Sistema FIEC
Fonte: Agência da Boa Notícia
Nenhum comentário :
Postar um comentário