28/06/2012

Paróquia Cristo Rei - abaixo-assinado pede anulação das multas

AMC multa fiéis que estacionam irregularmente na Igreja Cristo Rei e causa revolta na paróquia

O caos se instalou na paróquia Cristo Rei. Motivo: cerca de 200 fiéis foram multados por estacionamento irregular. A infração é classificada falha gravíssima, e a punição aplicada pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) - no dia 29 do mês passado, durante a celebração eucarística denominada "Noite da Misericórdia" - causou revolta e levou o pároco Eugênio Pacelli a organizar um abaixo-assinado repudiando a medida e pedindo a anulação das multas.


Mais de 2.500 pessoas já assinaram o documento organizado pelo pároco da igreja. Os fiéis alegam que não receberam notificações de multa sobre o para-brisa dos carros e reclamam da falta de sinalização no local Foto: Lucas de Menezes


Até ontem, mais de 2.500 pessoas já tinham subscrito o documento e, conforme anunciou o padre, a coleta vai prosseguir por mais, pelo menos, dez dias. O abaixo-assinado, adiantou, será posteriormente entregue à AMC e ao Ministério Público. "Foi uma coisa absurda. Depois de transcorrido 15 dias da celebração, os fiéis tiveram a surpresa de receber a multa em casa", disse, citando que, ao saírem da igreja, naquela data, não viram qualquer notificação sobre para-brisa dos veículos.

Além da falta da comunicação, o pároco Eugênio Pacelli lembra que há oito anos são realizados, na Igreja do Cristo Rei, grandes eventos como a "Noite da Misericórdia" e os participantes nunca sofreram notificações de forma coletiva. Mas admitiu que há momentos - sobretudo nas missas de 17 horas e 19h30, ou mesmo em casamentos - que o fluxo de pessoas se torna muito intenso em frente à igreja.

"Por isso, nós já havíamos solicitado à AMC que viesse aqui orientar o trânsito, mas ela nunca compareceu. Agora, para multar, eles vêm", citou, ratificando que a anulação das notificações é pedida, também, devido à inexistência de sinalização especificando o local que é proibido estacionar na via em frente à igreja, ou seja, na Rua Nogueira Acioly. "Questão semelhante já aconteceu com outras paróquias de Fortaleza, como a Glória, na Cidade dos Funcionários", frisou.

De um modo em geral, entre os fiéis, a ação da AMC foi tida como arbitrária. "A elaboração do abaixo-assinado foi uma medida acertada", classificou a professora universitária Tânia Mendes. Segundo ela, não existe placa orientando "o que o motorista não pode fazer", além de terem sido multados até aqueles que não estavam obstruindo a via.

O funcionário público federal aposentado Maurício Brito ao sair, na noite de ontem, de uma missa admitiu que as normas do trânsito são para todos. "Estacionar fazendo fila dupla é errado".

A polêmica se estende aos taxistas, para quem os fiéis costumam ocupar todo o entorno da igreja, obstruindo o trânsito em grandes celebrações, como explicou o taxista Alex Cabral.

Punição
Já o presidente da AMC, Fernando Bezerra, informa ter havido, no dia 29, um grande número de veículos estacionados no meio da via. "Não temos como reverter a punição, pois é realmente uma irregularidade", disse, lembrando que "na área existe onde estacionar, mas todo mundo quer colocar o carro em frente à igreja. Muitas vezes, o cidadão é orientado pelo flanelinha a deixar o carro no meio da via". Para o dirigente da AMC, os guardas da autarquia colocaram a notificação no veículo, "mas o flanelinha pode ter arrancado, para não receber reclamação do motorista, que ele próprio orientou a estacionar de forma errônea e de quem ganha gorjeta".

"Coincidentemente, nossa fiscalização passou no local e viu aquele monte de carro irregular e multou", destacou, adiantando que será estudada a implantação de um canteiro central na via. A multa, que não será retirada, corresponde a R$ 191,00.

MOZARLY ALMEIDAREPÓRTER 

Nenhum comentário :

Postar um comentário