28/06/2012

I Congresso Regional da IAM na Diocese de Crato - CE



I Congresso Estadual da Infância e Adolescência Missionária do Ceará - NE 1


Nos dias 22, 23 e 24 de junho, dois jovens de nossa paróquia, Bruno e Jessika tiveram a oportunidade de participar do 1º Congresso Estadual da Infância e Adolescência Missionária do Ceará, Região Nordeste 1, no Centro de Expansão Dom Vicente Matos, em Crato.
Participaram do evento 142 pessoas incluindo o Diretor Nacional das Pontifícias Obras Missionária, Padre Camilo Pauletti; o Secretário Nacional da Infância e Adolescência Missionária, Padre André Negreiros; o Bispo da Diocese de Sobral, Dom Odelir Magri; entre diversos missionários que tiveram oportunidade de fazer missão além-fronteiras. Também participou integrantes de outros estados como Paraíba, Teresina, Rio Grande do Norte e São Paulo.
Com o tema “Pequenos grandes missionários á serviço da missão universal” foram tratados assuntos de grande importância para a missão além-fronteiras. O lema ”Deixem as crianças vir a mim não lhes proíbam porque o reino de Deus pertence a elas” (Lucas 18,16) refletia bem a importância do movimento como convite para reconhecer a importância das crianças na constituição do Reino de Deus.
No dia 22 foi feito o acolhimento pelos participantes do evento com bastante louvor e momentos de descontração, possibilitando conhecer os participantes e os grupos de outras localidades e trocas de experiências.
No dia 23 foi comemorado o aniversário natalício do Padre André, com bastante alegria e música. Pudemos conhecer a realidade das crianças nos diversos continentes, conversar e refletir sobre o tema e apresentar um material reflexivo sobre o assunto. Conhecemos qual é o perfil de uma criança missionária e suas diversas nuances, a importância das orações diárias e o cofrinho para as missões mundiais, a partilha como prática de amor ao próximo, o papel do assessor na facilitação dos encontros e apoio às famílias e a importância dos padrinhos do grupo. Foram compartilhados os projetos para 2013, o ano da Infância e Adolescência Missionária, onde completaremos 170 anos de história. Rezamos o terço missionário refletindo a situação das crianças de todos os continentes. No final do dia tivemos uma festa junina que contou com apresentação de uma quadrilha formada por jovens missionários.
Dia 24 iniciamos o dia com uma missa celebrada pelo bispo e co-celebrada pelos dois padres participantes e um seminarista. Houve os relatos de várias missões além-fronteiras belíssimas. Dom Odelir, compartilhou sua experiência como missionário comboniano em Congo, na África; Padre Camilo e Rosineide Paiva, assessora em Osasco, testemunharam sua experiência em Moçambique, no continente africano; a Irmã Teresinha Arcanjo, coordenadora em Sobral, relatou sua experiência com migrantes brasileiros na Europa; Rafael Cosme, assessor do Rio Grande do Norte, partilhou sobre a experiência dos grupos em Ipaguaçu.
O encontro também teve uma sala de história e memorial do movimento no Ceará que contava com vários livros que eram usados como material de apoio, cofrinho missionário, blusas e diversas fotografias de grupos. A nossa paróquia levou um lindo banner com imagens dos principais movimentos aqui realizados: visitas missionárias, via sacra, novenas marianas, gincana, feira bíblica, doe alegria, natal solidário e aniversários do grupo.
Esse evento foi muito importante para minimizar a distância existente entre os grupos que compõem a Regional 1, para compartilhamento de informações e reflexão de nossa atual situação a fim de melhorarmos cada vez mais.
De todas as crianças do mundo, sempre amigos!
              Fotos





Nenhum comentário :

Postar um comentário