15/06/2012

Bento XVI recebeu José Graziano, diretor da FAO


Responsáveis criticam obstáculos económicos e políticos que impedem erradicação da fome

O.R. | José Graziano da Silva e Bento XVI
Cidade do Vaticano, 14 jun 2012 (Ecclesia) – Bento XVI recebeu hoje o diretor da FAO, organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, num encontro em que ambos criticaram os “obstáculos de ordem económica, social e política” que “impedem” a erradicação da fome.
Os dois responsáveis sublinharam “a existência de recursos suficientes para satisfazer as necessidades alimentares de todo o mundo”, refere um comunicado da Santa Sé.
O brasileiro José Graziano da Silva encontrou-se ainda com o cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, acompanhado pelo arcebispo Dominique Mamberti, secretário do Vaticano para as relações com os Estados.
A nota oficial da Santa Sé destaca a “cordialidade” dos encontros, nos quais foi colocado em relevo o “compromisso” da Igreja Católica “na luta contra a fome e a pobreza, sobretudo no continente africano” e o empenho para “melhorar a preocupante situação da segurança alimentar mundial”.
Em conclusão, o comunicado deixa votos de que o sector rural “volte a assumir o papel principal nas estratégias de desenvolvimento” e se promovam “modelos sustentáveis” com os quais se garantam “maior equidade e eficácia na gestão do sistema alimentar”.
José Graziano da Silva estava acompanhado pela sua esposa e por uma comitiva da FAO.
A organização está reunida em Roma, onde tem sede, entre segunda e sexta-feira, para a 144ª sessão do seu conselho.
OC
Notícia atualizada às 13h29

Nenhum comentário :

Postar um comentário