11/06/2012

Convento de Santo António, no Rio de Janeiro




Um conjunto de importantes empresas e instituições brasileiras - Banco Nacional de Desenvolvimento Económico e Social/BNDES, Petrobras, Grupo ABC de Comunicação, entre outras - lançaram uma campanha de angariação fundos com vista à restauração do Convento de Santo António, no Rio de Janeiro.

Em apelo conjunto na imprensa, aquelas entidades apelam para que empresários e entidades assumam o compromisso de restaurar"a maior jóia do barroco brasileiro, que este ano completa 400 anos".
Herança Portuguesa

A história do Convento de Santo António começa em 1592, quando chegaram ao Rio de Janeiro os primeiros frades franciscanos. Em 1607 foi-lhes concedida a posse de um morro, actualmente conhecido como Morro de Santo António , no qual começaram a construir o convento, em 1608.


A primeira missa foi rezada em 1615, com a Igreja do convento ainda em construção, e em 1620 foi terminado o conjunto.

A Sacristia do Convento é considerada a mais bonita do Rio. O magnífico arcaz barroco foi talhado por Manuel Alves Setúbal em 1745. Há belíssimos painéis de azulejos portugueses barrocos e
pinturas no tecto que contam a história de Santo António. Numa sala lateral, existe um monumental lavabo português de mármore de Estremoz, encimado pela estátua da Pureza.


Nenhum comentário :

Postar um comentário