30/06/2012

Dona de barraca de salgados perde 23 kg


Cristina Medeiros Gomes, de 39 anos, mora na cidade da Serra, no Espírito Santo, e sempre sofreu com o efeito sanfona. Nessa balança de quilos a mais, quilos a menos, ela chegou ao ponto de pesar 110 quilos depois de amamentar o último filho.
“Não conseguia subir escadas e nem andar direito. Meu joelho doía muito e eu tinha dificuldade para dormir porque sentia meu coração muito acelerado”, lembra. Cristina, que é dona de uma barraca de salgados, sempre trabalhou à noite com frituras e essa rotina a deixava ansiosa. Além disso, o trabalho de preparar “tentações” a colocava à prova, e era difícil resistir às beliscadas.
Cristina VC no Bem Estar (Foto: Arquivo pessoal)Cristina não se cuidava e, depois de emagrecer, comprou vestidos, cortou o cabelo e ficou mais vaidosa (Foto: Arquivo pessoal)
Com problemas de saúde e falta de motivação, ela resolveu entrar na academia e começar uma nova vida.
“Algumas academias não têm estrutura para obesos. Quando cheguei, sentia vergonha de mexer nos aparelhos e, de repente, não “caber” neles”, conta.
Mesmo com as dificuldades, Cristina seguiu em frente e estabeleceu uma rotina de exercícios rígida: de segunda à sexta-feira, ela passou a acordar às 6h e fazer duas horas de atividades aeróbicas e musculação. Foi assim que ela eliminou 23 kg e chegou aos 87 kg.
  •  
Quando cheguei na academia, sentia vergonha de mexer nos aparelhos e não "caber" neles"
Cristina Medeiros Gomes
A alimentação também mudou totalmente: a capixaba eliminou o refrigerante e acrescentou salada, verduras e alimentos integrais no cardápio.
Fora isso, ela abandonou a cozinha e contratou funcionárias para prepararem os salgadinhos.
“O trabalho corrido que eu tinha também me fazia engordar porque eu não tinha tempo para comer direito, estava sempre correndo”, lembra.
Além de administrar seu negócio, Cristina também canta na igreja do bairro e, depois de adotar uma vida mais saudável, conseguiu melhorar muito seu desempenho.
“Tinha dificuldade para respirar quando cantava e não tenho mais”, diz a capixaba, que ficou mais vaidosa e com disposição para sair e se divertir.
Cristina VC no Bem Estar (Foto: Arquivo pessoal)Cristina não resistia às tentações e sofria com o efeito sanfona; saúde melhorou depois da perda de peso (Foto: Arquivo pessoal)
Efeito sanfona
Em sua adolescência, Cristina tinha uma vida agitada e praticava esportes. Aos 22 anos, ela se casou, abandonou os exercícios e engordou. “Quando engravidei, aos 25 anos, ganhei 30 kg e foi muito difícil emagrecer”, lembra.
A solução imediata foi cortar alimentos gordurosos e adotar uma alimentação baseada apenas em verduras e saladas. “Como era jovem, meu metabolismo era rápido, e consegui perder esses 30 kg em só 4 meses”, conta.
Não demorou muito para Cristina engordar novamente, e ela saiu dos 60 kg para os 86 kg. “Dessa vez, tomei remédio para emagrecer e perdi peso muito rápido. Consegui voltar aos 60 kg”, lembra.
O medicamento baixou a imunidade da capixaba e, meses depois, ela teve tuberculose. “Estava com uma aparência horrível. Acabei me recuperando e engravidei um ano depois”, conta. Com apenas um mês de gestação, quando já estava com 105 kg, ela perdeu o bebê. “Tinha muita falta de ar e medo de engravidar de novo, mas isso acabou acontecendo um ano depois que eu perdi meu filho”, lembra.
Na gestação do segundo filho, ela engordou apenas 9 kg, que conseguiu eliminar depois do nascimento. “Engordei de novo depois da fase de amamentação e cheguei ao meu peso máximo. Devia ter 112 kg, mas não queria me pesar, então é só uma aposta”.
Foi minha melhor dieta porque consegui manter. Todas as outras vezes, emagreci rápido, mas engordei rápido também"
Cristina Medeiros Gomes
Foi nesse momento que ela resolveu mudar. “Perdi 23 kg em um ano. Como meu metabolismo é lento, eu perdi peso aos poucos, mas foi minha melhor dieta porque eu consegui me manter. Todas as outras vezes eu emagrecia rápido, mas engordava rápido também”, avalia.
Atualmente com 87 kg, ela diminuiu 4 números no manequim e passou a despertar ainda mais o ciúme do marido. “Ele sempre me elogiou, mas agora ficou mais ciumento”, conta aos risos. Os filhos também adotaram os hábitos saudáveis da mãe: o mais velho entrou na academia e o mais novo não dispensa as barrinhas de cereal e os sucos.
Cristina mudou completamente: cortou o cabelo, começou a usar vestidos e a se cuidar mais. “Eu era pouco vaidosa. Agora faço as unhas todos os sábados, compro roupas e sapatos para mim e me sinto muito melhor comigo mesma”, diz a capixaba que jura que nunca mais voltará à vida de obesa. “É muito difícil e nunca mais quero isso para mim”, afirma a empresária, que está animada e motivada para atingir sua última meta: perder mais 20 kg.
Fonte: G1

Nenhum comentário :

Postar um comentário