15/06/2012

Há 'consenso grande' sobre o Pnuma na Rio+20


Futuro de programa ambiental da ONU é ponto importante de negociação.
Conferência no Rio entra no 3º dia; ONGs iniciam Cúpula dos Povos.

Eduardo CarvalhoDo G1, no Rio
Comente agora
Embaixador brasileiro Luiz Alberto Figueiredo, negociador-chefe da delegação brasileira (Foto: Alexandre Durão/G1)Embaixador Luiz Alberto Figueiredo,
negociador-chefe da delegação brasileira
(Foto: Alexandre Durão/G1)
Após reunião de duas horas, na noite desta quinta-feira (14), para discutir o futuro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), uma das questões com discordância nas negociações da Rio+20, o negociador-chefe do Brasil, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, se disse satisfeito com a posição dos países sobre o assunto e acredita num consenso sobre o fortalecimento do programa ambiental da ONU.
Este é um ponto importante de discussão da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece no Riocentro e entra nesta sexta-feira (15) no terceiro dia de negociações do chamado “Comitê Preparatório”, que antecede a cúpula de chefes de Estado, que ocorre na próxima semana.
Segundo Figueiredo, que se reuniu com um grupo de 15 países para discutir o Pnuma, entre eles os Estados Unidos, o fortalecimento do programa “não está emperrado” e “há um consenso de fortalecimento do programa”.
“É um tema que há um consenso grande (...) e o que estamos tentando dizer ali é como será esse fortalecimento. A negociação não está emperrada”, explicou o embaixador. Há um debate sobre se o Pnuma deve ser elevado à categoria de agência da ONU ou se deve ser fortalecido de outra forma. O Brasil defende que não deve virar agência, pois o meio ambiente é apenas um dos três pilares do desenvolvimento sustentável, ao lado do social e do ambiental.
Sede do Pnuma, em Nairóbi (Foto: Divulgação)Sede do Pnuma, em Nairóbi (Foto: Divulgação)
TesteDe acordo com Figueiredo, reuniões com grupos pequenos de países, como a que ele participou, ajudam porque funcionam como um “teste” antes de encaminhar o texto para a plenária geral. “Você vê se o texto funciona para aquele grupo representativo e então consegue levá-lo para o comitê preparatório inteiro”, disse.
Nesta quinta-feira (14), segundo dia de negociações, o diretor da ONU para o desenvolvimento sustentável, Nilckil Seth, disse que existe a possibilidade de os debates serem estendidos para o fim de semana a pedido dos diplomatas, que ainda não entraram em acordo sobre o documento final da Rio+20.

Nenhum comentário :

Postar um comentário