29/06/2012

Igreja da Natividade em Belém declarada como património mundial em perigo


Decisão da UNESCO tomada durante reunião que decorre na Rússia

D.R.
São Petersburgo, Rússia, 29 jun 2012 (Ecclesia) – A UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, inscreveu hoje a igreja da Natividade de Belém (Cisjordânia) na lista do património mundial em perigo.
A decisão resultou do procedimento de urgência durante uma sessão em São Petersburgo, no noroeste da Rússia, com 13 votos a favor, duas abstenções e seis votos contra dos membros do Comité do Património, informou a porta-voz da organização, Sue Williams, citada pela AP.
O pedido tinha sido feito pela Palestina, que em outubro de 2011 se tornou membro de pleno direito da UNESCO.
A decisão abrange a igreja da Natividade, que a tradição cristã considera como o lugar do nascimento de Jesus Cristo, e o “caminho de peregrinação em Belém”, locais que no último ano receberam cerca de 2 milhões de visitantes.
Os responsáveis palestinos manifestaram a sua preocupação com o estado de deterioração do conjunto arquitetónico, dada a falta de trabalhos profundos de restauro ao longo dos últimos cinquenta anos, revela a página do Patriarcado Latino de Jerusalém (Igreja Católica) na internet.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário