29/06/2012

Isolamento do Paraguai deve sair hoje


Líderes sul-americanos debatem resposta ao impeachment de Lugo.
Ouça relato de Rafael Coimbra, enviado da Globo News a Mendoza.

Do G1, com agências internacionais
Comente agora
Os presidentes de Brasil, Uruguai e Argentina se reuniram na manhã desta sexta-feira (29) em Mendoza, na Argentina, no dia em que líderes sul-americanos devem decidir a resposta da Unasul e do Mercosul ao governo paraguaio, uma semana após o impeachment do presidente Fernando Lugo e a posse deFederico Franco.
Ouça acima o relato de Rafael Coimbra, enviado da Globo News a Mendoza.
O Mercosul deve suspender o Paraguai dos órgãos do bloco, mas sem sofrer sanções econômicas, disse na véspera o chanceler brasileiro, Antonio Patriota. Ele não afirmou, entretanto, se a suspensão será mantida até as próximas eleições no país, marcadas para abril do ano que vem, ou até a posse do novo presidente, planejada para ocorrer em agosto de 2013.
Sem sanções econômicas
O chanceler argentino, Héctor Timerman, disse que a decisão a ser tomada pelos presidentes nesta sexta-feira não irá significar mais dificuldades aos paraguaios, também excluindo a possibilidade de sanções econômicas. "A situação já é penosa para os demais membros", afirmou..
A reunião a portas fechadas em um luxuoso hotel de Mendoza teve a presença dos chanceleres de Argentina, Héctor Timerman; Uruguai, Luis Almagro, Venezuela, Nicolás Maduro, e de Patriota.
Nenhum representante do novo governo paraguaio, aora presidido por Federico Franco, participa da cúpula do Mercosul.

As relações do Mercosul com a China é outro ponto inserido no debate, para "um diálogo mais frequente e uma cooperação mais fluente", afirmou Patriota
Venezuela

Outro tema ressaltado por Patriota foi a participação da Venezuela no bloco, para a qual só falta a adesão do Senado do Paraguai. "O tema da Venezuela estará na agenda e será analisado amanhã pelos presidentes, pois há um interesse de promover sua participação", disse. De fato, o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, participou hoje da reunião de ministros em Mendoza.
Impeachment
O presidente Fernando Lugo foi destituído em um impeachment sumário, na sexta-feira passada (22), após a morte de seis policiais e 11 sem-terra durante a desocupação de uma fazenda, no dia 15 de junho.
A eventual criação de um Tratado de Livre Comércio com a China, assim como medidas para enfrentar os efeitos da crise europeia, são outros temas abordados pelos chanceleres do Mercosul.
Na sexta-feira, os presidentes e ministros da Unasul (União de Nações Sul-Americanas) também condenarão a decisão do Senado paraguaio de destituir Lugo por "mau desempenho de suas funções", em uma reunião extraordinária que contará com a presença de representantes de 11 dos 12 países sul-americanos.
Além dos países fundadores, a Venezuela está em processo de adesão ao Mercosul, até agora travado pelo Parlamento paraguaio, enquanto Chile, Bolívia, Equador e Peru são associados.

Nenhum comentário :

Postar um comentário