11/06/2012

Nasa começa nova missão no fundo do Oceano Atlântico


Astronautas chegam ao fundo do mar onde permanecerão por 12 dias. (Foto: Reprodução/Nasa)A Nasa (agência especial norte-americana) viajou mais uma vez ao fundo do Oceano Atlântico para simular a visita a um asteroide. A operação submarina, que começou nesta segunda-feira (11), faz parte da 16ª edição das “Missões de Operação em Ambientes Extremos” (Neemo, na sigla em inglês).
Segundo a agência, a viagem começou às 11h04 (12h04 no horário de Brasília). No site da Nasa, imagens em tempo real mostram detalhes da jornada.
A equipe de quatro astronautas vai permanecer por 12 dias dentro do laboratório submarino Aquarius, um cilindro incrustado a cinco quilômetros e meio da costa de Key Largo, no sul da Flórida. O Aquarius é o único laboratório e hábitat submarino permanente do mundo.
A equipe pretende testar novas soluções de engenharia que permitiriam os astronautas a explorar asteroides.
“Nós estamos tentando olhar para o futuro e entender como poderíamos operar um asteroide”, disse o astronauta Mike Gernhardt, líder da operação.
Participam da missão Dorothy Metcalf-Lindenburger, astronauta da Nasa, Kimiya Yiu, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão e Timothy Peake, da Agência Espacial Europeia.
 Fonte: G

Nenhum comentário :

Postar um comentário