13/06/2012

Um lugar para o sossego - João Pessoa


JOÃO PESSOA    NOTÍCIAApesar de ter crescido nos últimos anos, João Pessoa ainda é um local tranquilo, ideal para quem busca sossego. A cidade reúne belas praias urbanas e um centro histórico rico em arquitetura colonial
0 COMENTÁRIOS
Tiago Braga
Acima a Estação Cabo Branco, o Farol e o Complexo Franciscano de João Pessoa
João Pessoa é um destino para ser admirado sem pressa. Vale reservar um dia inteiro para passear pelo Centro Histórico e conhecer as edificações em arquitetura colonial. A capital da Paraíba, considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil, preserva seu patrimônio e garante uma ótima viagem para quem gosta de turismo histórico. 

Não deixe de incluir no roteiro uma visita ao conjunto arquitetônico de São Francisco, um dos maiores monumentos em estilo barroco da América Latina. O complexo, formado por uma igreja e um convento, foi transformado em centro cultural. Para entrar, é cobrada uma taxa de R$ 4. Há guias que detalham a história do local, que conta com um grande acervo de obra sacra.
Outras construções barrocas que se destacam são a Igreja Nossa Senhora do Carmo, também aberta para visitação, e o Theatro Santa Roza, um dos mais antigos do País. Visite ainda a Casa da Pólvora oficial, localizada na ladeira de São Francisco, primeira rua da cidade, que foi fundada no fim do século XVI.
Tombado em 2007 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Centro Histórico de João Pessoa abrange 502 edificações. Este mês, alguns casarões antigos foram contemplados com o projeto socioambiental da Coral “Tudo de cor para você”, que está colorindo as fachadas dos imóveis após estudos feitos em parceria com o Iphan e com a Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac).
Além do turismo histórico, João Pessoa oferece atrativos naturais, com belas praias urbanas. Bessa, Cabo Branco, Manaíra e Tambaú são as principais. Ao passear pela orla, repare que, ao invés dos prédios altos comuns à beira-mar de Fortaleza, o que predominam são casas e edifícios pequenos, com, no máximo, três andares.
Em Tambaú, há uma mercado de artesanato, bem organizado e com uma infinidade de produtos locais. Outra dica é a feirinha na praia fluvial do Jacaré. Vá no fim da tarde e aproveite para contemplar um dos principais atrativos turísticos da região: o espetáculo do pôr-do-sol no rio Paraíba. Enquanto o Sol se põe, um saxofonista toca o Bolero de Ravel, de dentro de um barco.
Para saborear uma comida típica, vá até o restaurante Mangai, no bairro Manaíra. Os garçons se vestem de cangaceiros e a decoração é rústica. O atendimento é bom e o preço razoável. Se estiver no Centro Histórico, uma opção é passar pela praça Anthenor Navarro, com seus belos sobrados que, à noite, funcionam como bares. Também há um restaurante com vista para o rio Sanhauá, que contorna prédios históricos.
Visite também a Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O complexo possui mais de 8.500m² de área construída e fica ao lado do Farol do Cabo Branco, o único do País em formado triangular. Do farol, dá para avistar a Ponta do Seixas, o ponto mais oriental das Américas.
João Pessoa é conhecida como o lugar onde o Sol nasce primeiro e recebeu, em 1992, o título de segunda cidade mais arborizada do mundo, perdendo apenas para Paris. Apesar de ter crescido nos últimos anos, ainda é um local tranquilo, ideal para quem busca sossego.
Fonte: Jornal O Povo

Nenhum comentário :

Postar um comentário