13/06/2012

O Sagrado Coração de Jesus


No dia 15 de junho, a Igreja Católica celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus, e também celebra mais uma “Jornada Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes”. A Festa do Sagrado Coração de Jesus é uma das três solenidades do Tempo Comum, dentro da Liturgia Católica, comemorada na segunda sexta-feira após a Solenidade do Corpus Christi. Além disso, essa devoção também é cultivada pela Igreja Católica ao longo de todas as primeiras sextas-feiras de cada mês. Na Bíblia o termo coração  se refere à pessoa, ao seu interior mais profundo, sede do conhecimento e do amor. Na linguagem bíblica, e também em nosso modo de falar, coração é o que de mais íntimo existe em nós, de onde partem nossas decisões, nossos amores e nossos ódios etc. Assumindo a vida humana, o Filho de Deus assume todo nosso modo humano de ser, exceto o pecado.  Com isso em mente é fácil compreender que o Coração de Jesus é símbolo do seu mais profundo e imenso amor por todos nós.  O mandamento de Jesus “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15, 12), se fundamenta no amor de Deus para conosco, um amor tão profundo que chegou ao ápice  quando Jesus deu sua vida para nós.
O papa Bento XVl falando sobre o Sagrado  Coração de Jesus disse: “O coração  de Deus comove-se! Na solenidade do Sacratíssimo Coração de Jesus, a Igreja oferece à nossa contemplação o  mistério do coração de um Deus que se comove e derrama todo o seu amor sobre a humanidade. Com misericórdia infinita, envia ao mundo o seu Filho, o Unigênito, para que, derrotando o poder do mal e da morte, possa restituir dignidade de filhos aos seres humanos, que o pecado tornou escravos. Tudo isso a um alto preço: o Filho Unigênito do Pai imola-se na cruz: Tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim (Jo 13,1).  (Excertos das palavras de Bento XVl em 19/6/2009).Nas primeiras sextas feiras de cada mês a popular devoção ao Sagrado Coração de Jesus pode ser encontrada em quase todas as paróquias aqui no Brasil. Foi Santa Margarida Maria Alacoque que propagou e incentivou esta devoção. Em meados do século XVll, Jesus apareceu diversas vezes  à Santa Margarida e revelou uma mensagem de amor e misericórdia para toda humanidade. “Eis aqui o Coração que tanto amou os homens, que não omitiu nada até esgotar-se e consumir-se para testemunhar-lhes seu amor. Mas, como reconhecimento não recebe da maior parte dos homens senão ingratidões…”. Dessas revelações, foram extraídas o que se convencionou chamar as 12 promessas do Sagrado Coração de Jesus.
As doze promessas do Sagrado Coração são: (i) Dar-lhes-ei todas as graças necessárias ao seu estado de vida; (ii) Estabelecerei a paz nas suas famílias; (iii) Abençoarei os lares onde for exposta e honrada a imagem do meu Sagrado Coração; (iv) Hei-de consolá-los em todas as dificuldades; (v) Serei o seu refúgio durante a vida e em especial na hora da morte; (vi) Derramarei benções abundantes sobre todos os seus empreendimentos; (vii) Os pecadores encontrarão no meu Sagrado Coração uma fonte e um oceano sem fim de misericórdia; (viii) As almas tíbias tornar-se-ão fervorosas; (ix)  As almas fervorosas acenderão rapidamente a um estado de grande perfeição; (x) Darei aos sacerdotes o poder de tocarem os corações mais empedernidos; (xi) Aqueles que propagarem esta devoção terão os seus nomes eternamente escritos no meu Sagrado Coração; (xii) O amor todo poderoso do meu Coração concederá  a todos os que, por nove meses seguidos, confessarem-se e comungarem na primeira sexta-feira, a graça da perseverança final. Meu Divino Coração será seu refúgio nessa hora extrema.
Pe. Dr. Brendan Coleman Mc Donald -  Redentorista e Assessor da CNBB Regional Nordeste 1

Nenhum comentário :

Postar um comentário