26/07/2012

Comunidades cristãs colaboram nos Jogos Olímpicos

Agência Ecclesia
Um conjunto de 15 Igrejas e comunidades cristãs reuniram-se para dinamizar a sua presença nos Jogos Olímpicos de Londres, cuja cerimónia de abertura ocorre esta sexta-feira, através do movimento ‘More Than Gold' (mais do que ouro).
Dezenas de iniciativas, nas quais foram investidos 2,4 milhões de euros pela Igreja Católica, procuram dar as boas-vindas aos adeptos e turistas esperados na capital inglesa, adianta James Parker, representante do episcopado neste projeto.
O objetivo da iniciativa, que chegou à Grã-Bretanha em 2007, é permitir que as igrejas "sintam o entusiasmo" da competição, "rezando, planeando e trabalhando para servir os Jogos de 2012", afirma a Conferência Episcopal da Inglaterra e Gales.
O ‘More Than Gold' apresenta como prioridades "o compromisso na comunidade, a hospitalidade e o serviço".
Neste contexto, as Igrejas oferecem alojamento a familiares dos atletas que queiram acompanhar a sua prestação e não possam suportar os custos da estadia.
As comunidades católicas vão dinamizar "centros de hospitalidade", localizados em Stratford (com a presença de dois padres portugueses), junto à aldeia olímpica, e Westminster.
"Acolhemos atletas e turistas, de todos os pontos de vista, colocando à disposição as nossas igrejas, capelães católicos para a aldeia olímpica e celebrações eucarísticas em mais línguas", afirmou James Parker à Rádio Vaticano.
A organização dos Jogos, que se concluem a 12 de agosto, reservou espaços inter-religiosos de oração e silêncio para os 16 mil desportistas de mais de 200 países, incluindo Portugal, que vai estar representado por 77 atletas em 13 modalidades.
O centro interconfessional da aldeia olímpica inclui mais de 50 clérigos cristãos, judeus, muçulmanos, budistas e hindus, entre outros, para oferecer apoio, cuidado pastoral e ajuda espiritual.
Além da presença no centro interconfessional, a organização londrina anuncia serviços de capelania para os seus mais de 200 mil membros e voluntários, bem como para 20 mil profissionais da comunicação, envolvendo "193 capelães das comunidades religiosas" locais.
Durante a competição, os representantes religiosos poderão circular na aldeia olímpica com um identificação e um crachá próprio, com a palavra ‘Faith' (fé) e os logos dos J0.
A Conferência Episcopal de Inglaterra e Gales vai organizar o ‘Joshua Camp', uma espécie de Jornada Mundial da Juventude em menor escala para jovens com mais de 18 anos e de caráter ecuménico, com participação portuguesa, entre os dias 1 e 13 de agosto.
Celebrações litúrgicas, momentos de oração e catequeses diárias vão somar-se a eventos de teatro, dança e arte em geral, para além do desporto.
Bento XVI dirigiu este domingo uma saudação aos participantes na próxima edição dos Jogos Olímpicos e disse que a Igreja olha para o evento com "particular simpatia e atenção".
O Papa destacou o "forte valor simbólico" daquele que classificou como "o maior evento desportivo mundial".
"Rezo para que, no espírito das tréguas olímpicas, a boa vontade gerada por este evento desportivo internacional possa trazer frutos, promovendo a paz e a reconciliação por todo o mundo", acrescentou.
Londres vai acolher também a 14ª edição dos Jogos Paralímpicos, entre 29 de agosto e 9 de setembro.
Fonte: www.agencia.ecclesia.pt

Nenhum comentário :

Postar um comentário