18/07/2012

Dia Internacional Nelson Mandela

Nelson Mandela, que completa hoje (18) 94 anos, é uma dos principais símbolos da paz e liberdade do mundo. De preso político a presidente da África do Sul, o pacifista combateu a segregação racial, criticou a política armamentista dos EUA, colaborou com campanhas contra a AIDS, além de disseminar mensagens de união e harmonia. A sua história inspirou e transformou muitas vidas. Em novembro de 2009,  Assembleia Geral da ONU instituiu que 18 de julho seria o Dia Internacional Nelson Mandela,  devido à contribuição do ex-presidente sul-africano para a cultura da paz.

A Assembleia-Geral reconheceu a dedicação de Mandela ao serviço da humanidade na resolução de conflitos, relações entre raças, promoção e proteção dos direitos humanos, reconciliação, igualdade entre os sexos e os direitos das crianças e de outros grupos vulneráveis.
 
Numa mensagem, por ocasião da data, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, considera Nelson Mandela “um combatente da liberdade, um prisioneiro político, um pacifista e um presidente. Curador de nações e mentor para gerações (…) Nelson Mandela é um símbolo vivo de sabedoria, coragem e integridade”.
 
Sobre Nelson Mandela 
Nelson Rolihlahla Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 num vilarejo chamado Qunu (África do Sul). Foi o primeiro de sua família a frequentar uma escola, onde ingressou aos sete anos. Perdeu o pai na adolescência. Na Faculdade de Direito, tomou contato com o movimento estudantil. Por causa de protestos contra a política universitária, acabou expulso, mudou-se para Johanesburgo e mais tarde continuou sua graduação por correspondência na Universidade da África do Sul, concluindo na Universidade de Witwatersrand.

Como estudante de Direito, Mandela também se envolveu na oposição ao regime do apartheid, que segregava e negava direitos políticos, sociais e econômicos aos negros (maioria da população), mestiços e indianos. Uniu-se ao Congresso Nacional Africano (CNA) em 1942, fundou com Walter Sisulu e Oliver Tambo, entre outros, a Liga Jovem do CNA, em 1946. Com a vitória do Partido Nacional – pró-apartheid – Mandela aumentou sua militância no CNA, e foi destaque no Congresso do Povo, em 1955, quando divulgou a Carta da Liberdade, com o programa para a causa anti-apartheid.

Mandela e seus amigos defendiam um movimento pacífico contra o apartheid, mas mudaram de opinião depois do chamado “Massacre de Sharpeville”, quando a polícia sul-africana atirou em manifestantes negros, matando 69 pessoas e ferindo 180, em 21 de maio de 1960. No ano seguinte, Mandela passou a liderar, no CNA, a luta armada. Foi preso em 1962 e em 1964, considerado terrorista pelo regime racista, ele foi condenado a prisão perpétua.  

Mesmo preso, conseguiu levar adiante o ideal de acabar com a segregação racial em seu país. Por meio de cartas e o apoio de amigos e partidários, ele conseguiu fazer sua luta conhecida em todo o mundo. Ficou 27 anos preso. Mandela se tornou de tal modo associado à oposição ao apartheid que o clamor "Libertem Nelson Mandela" se tornou o lema das campanhas anti-apartheid em vários países. As pressões internacionais aumentaram e, em 11 de fevereiro de 1990, o então presidente da África do Sul, Frederik de Klerk, anunciava a liberdade de Mandela, aos 72 anos de idade, e a retirada da ilegalidade do CNA.

Mandela presidente
Depois de anos dedicado a unir a população de seu país, o que parecia impossível aconteceu: Mandela foi eleito presidente da África do Sul, o primeiro negro a atingir o posto, pondo fim ao regime segregacionista e promovendo a reconciliação interna. Terminado seu mandato, Mandela não quis mais cargos políticos, mas prosseguiu trabalhando pelas mais diversas causas sociais e ligadas aos direitos humanos.

Mandela fica na história não só por sua luta antiapartheid. Seu interesse pelo bem-estar e paz da Humanidade inteira é demonstrado em críticas à política armamentista dos EUA, no apoio a campanhas contra a AIDS e ao disseminar mensagens incentivando a harmonia entre pessoas de todas as idades, raças, credos e posições sociais.

Os sofrimentos, perdas, prisões, separações não tiraram dele o ânimo. Em 1993, partilhou o Prêmio Nobel da Paz com o seu compatriota sul-africano Frederik de Klerk. Em 2008, artistas e celebridades participaram de sua festa de 90 anos, com shows em Londres. Ano passado, ele seria a grande estrela da abertura da Copa do Mundo na África do Sul, mas não pode comparecer por causa da morte de sua bisneta, vítima de um acidente de trânsito. Mas sua presença no encerramento da Copa emocionou quem o viu ao vivo ou pela TV.

Pensamentos de Mandela
- “Devemos promover a coragem onde há medo , promover o acordo onde existe conflito, e inspirar esperança onde há desespero.”
- "Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-ão e compreenderão que foram feitos para viverem como irmãos."
- “Você não é amado porque você é bom, você é bom porque é amado.”
- "Uma boa cabeça e um bom coração formam uma formidável combinação."
- "Não há caminho fácil para a Liberdade."
- "A queda da opressão foi sancionada pela humanidade, e é a maior aspiração de cada homem livre."
- "A educação é a arma mais forte que você pode usar para mudar o mundo." 
- “Não há nada como regressar a um lugar que está igual para descobrir o quanto a gente mudou.”
- “Não se esqueça de que os santos são pecadores que continuam tentando.” 

Com informações da Agência de Notícias Angola Press - http://www.portalangop.co.ao
Fontes: http://educacao.uol.com.br/biografias/nelson-mandela.jhtm / http://pt.wikipedia.org/wiki/Nelson_Mandela /  http://www.suapesquisa.com/biografias/nelson_mandela.htm

Redação: Agência da Boa Notícia

Nenhum comentário :

Postar um comentário