24/07/2012

Dom Jaime todas as sessões do Concílio Vaticano II completa 96 anos


E-mailImprimirPDF
Dom_Jaime_e_Papa_Joao_Paulo_IINa próxima quinta-feira (26) o primeiro Arcebispo de Maringá (PR), dom Jaime Luiz Coelho, completará 96 anos. Por ocasião da data, dom Jaime irá presidir santa missa às 18h no auditório da TV 3º Milênio, que fica na Praça Pio XII (Praça das Antenas, zona 5). Durante a celebração haverá apresentação da Orquestra da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR) e do Coral Infantojuvenil Arquidiocesano de Maringá.
O Arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, parabeniza dom Jaime ressaltando o legado que o primeiro arcebispo conseguiu estabelecer na Arquidiocese: “Quase um século de vida doada para o bem de cada pessoa e para o bem da Igreja que nasceu da mata. Atualmente contemplamos uma Igreja viva, dinâmica, comprometida com o Reino da paz, da justiça e da fraternidade graças ao trabalho iniciado por dom Jaime”.
Uma das marcas de dom Jaime Luiz Coelho foi a participação dele em todas as sessões do Concílio Vaticano II, inaugurado há 50 anos, em 1962 pelo Papa João XXIII.
Ao comentar sobre o assunto dom Jaime relembra momentos importantes do evento que mudou a história da Igreja:  “Eu frequentei as quatro sessões, de 1962 até 1965. Era um dos bispos mais jovens e lá. Naquele tempo nós éramos quase dois mil bispos do mundo inteiro. Hoje somos mais de quatro mil. E aquela reunião dos bispos, cada um dando o seu voto nas sessões de decisão. Todos contribuíam com o melhor de si a favor do crescimento da Igreja. Éramos uma assembleia de bispos jovens, bispos idosos, mas ali estava a Igreja de Deus reunida na busca de implantar, como dizia o papa João XXIII, ‘um novo ar na Igreja de Deus’.”
Em Maringá, dom Jaime é reconhecido pela fundamental contribuição com o desenvolvimento pastoral da igreja e também com o desenvolvimento da sociedade. Entre as inúmeras obras e intervenções de dom Jaime, há que se destacar a criação da primeira faculdade da cidade, que depois se tornou a Universidade Estadual de Maringá (UEM).
Como reconhecimento pela participação de dom Jaime no início do ensino superior em Maringá, a UEM concedeu-lhe em 1980 o título de Professor Honoris Causa. Foi o primeiro título de Professor Honoris Causa concedido pela UEM, reconhecida hoje como uma das melhores universidades do Brasil.

Nenhum comentário :

Postar um comentário