19/07/2012

E O APAGÃO!!! TIM e Claro vão à Anatel; Oi promete retomar vendas


A proibição de comercialização de novas linhas começa a valer na próxima segunda-feira

Loja da operadora Tim
Loja da operadora TIM: empresa foi proibida de vender novos chips em 19 estados (Lia Lubambo/Exame)
Depois de terem suas vendas suspensas nos estados onde lideram o ranking de piores serviços prestados, a TIM e a Claro já marcaram reuniões nesta quinta-feira com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A proibição de comercialização de novas linhas foi determinada na quarta-feira pelo órgão regulador e começa a valer na próxima segunda-feira.
De acordo com a assessoria da Anatel, executivos da Claro - que teve as vendas suspensas em três estados, incluindo São Paulo - se encontrarão com o superintendente de Serviços Privados do órgão, Bruno Ramos, às 12h30. A TIM, que foi penalizada em 19 Unidades da Federação, tem reunião marcada para as 16h30. Além dessas duas operadoras, a Oi também foi punida em cinco estados.
Depois do anúncio das medidas, Ramos afirmou que a expectativa da Anatel era de que as companhias do setor procurassem a agência o mais rápido possível para apresentar seus planos de investimentos e para a resolução das reclamações dos usuários. O órgão só irá liberar a comercialização de novas linhas após o cumprimento dessas obrigações. "Não é do nosso interesse que uma empresa fique muito tempo de fora de um determinado mercado, pelo contrário, queremos mais competição", disse o superintendente ontem.
Oi elabora plano - Em comunicado enviado nesta quinta-feira ao mercado, a Oi afirmou  que já está trabalhando na elaboração do plano a ser apresentado para a Anatel com o objetivo de voltar o mais rápido possível à oferta plena dos seus serviços nos estados afetados pela suspensão imposta pelo órgão regulador.
A empresa afirma ainda que a análise elaborada pela Anatel para suspender a venda de novas linhas pela empresa não levou em conta a "evolução recente percebida na prestação dos serviços". "Os dados não consideram o esforço e a concentração de investimentos realizados nos últimos 12 meses. A empresa acredita que o caminho para o desenvolvimento sustentável do setor de telecomunicações depende de um diálogo com propostas positivas, que possam assegurar a manutenção da evolução concreta que o setor tem vivenciado nos últimos 10 anos", afirma.
Ontem a Anatel suspendeu a comercialização de novas linhas do serviço móvel da Oi, a partir da próxima segunda-feira, nos estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul, Roraima e Rio Grande do Sul.
A Oi esclarece que a medida cautelar da Anatel se restringe somente à venda e à ativação de novos chips de telefonia móvel nestes estados e que as recargas de créditos continuarão a ser vendidas e que o serviço de telefonia móvel continuará sendo prestado normalmente para toda sua base de clientes pré e pós-pago, bem como os serviços de telefonia fixa, banda larga e TV paga.
A operadora diz ainda que manterá o diálogo com a agência, "já que a companhia entende, pelas informações recebidas até o momento, que o parâmetro que fundamenta a análise da agência não reflete os investimentos maciços realizados em melhorias de rede".
(Com Agência Estado)

Nenhum comentário :

Postar um comentário