16/07/2012

Indiferença dos católicos pode matar cristianismo


Tema da «fé» vai orientar destinos da arquidiocese de Braga nos próximos cinco anos, anunciou D. Jorge Ortiga, que ordenou quatro padres

Diário do Minho | D. Jorge Ortiga ordena padres na cripta da Basílica do Sameiro. Braga, 15-07-2012
Braga, 16 jul 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga afirmou este domingo no Santuário do Sameiro, durante a missa em que ordenou quatro padres e revelou o objetivo da arquidiocese até 2017, que a indiferença dos católicos pode matar o cristianismo.
A “passividade” perante “a ditadura do relativismo, o cansaço da fé e a menoridade da mesma” pode “gerar patologias mortais da religião cristã”, vincou D. Jorge Ortiga na homilia, publicada no site arquidiocesano.
“Que ninguém durma”, frisou o responsável pela comissão que coordena a ação social da Igreja Católica em Portugal, antes de lançar um apelo: “Não queiramos ser os culpados pela morte de Deus, profetizada pelos filósofos modernistas”.
Depois de sublinhar que “o grande desafio da Igreja atual é a questão da fé”, D. Jorge Ortiga questionou: “Seremos verdadeiramente, homens e mulheres de fé? Não estaremos a reduzi-la a um mero presságio tradicional?”.
O prelado anunciou que a arquidiocese vai dedicar os próximos cinco anos ao tema da fé, através do estudo do Catecismo da Igreja Católica e do seu equivalente para os jovens, o “YouCat”.
A prioridade do arcebispo decorre do Ano da Fé, que o Papa Bento XVI convocou de 11 de outubro de 2012 a 24 de novembro de 2013, 45 anos após Paulo VI ter decidido criar iniciativa semelhante.
Dirigindo-se aos quatro padres que ordenou, D. Jorge Ortiga realçou que a arquidiocese conta com a sua “audácia, irreverência e coragem” para “mostrar ao mundo” que os sacerdotes, “embora poucos”, querem “ser diferentes”.
O arcebispo primaz pediu aos novos presbíteros para se defenderem “dos ataques da luxúria, da arrogância, da solidão, do egoísmo, do autoritarismo e da competitividade pastoral” e encorajou-os a serem “simples”, “livres” e “felizes”.
Na celebração participou D. Eurico Dias Nogueira, antecessor de D. Jorge Ortiga, além de D. António Moiteiro, que vai receber a ordenação episcopal a 12 de agosto no Santuário do Sameiro, assumindo a missão de bispo auxiliar da arquidiocese, juntando-se no mesmo cargo a D. Manuel Linda, também presente na missa.
RJM

Nenhum comentário :

Postar um comentário