18/07/2012

Milhares de desalojados em operação anti-terrorista


MUNDO
Nigéria

Texto Francisco Pedro | 18/07/2012 | 09:00
Exército nigeriano aconselhou moradores de várias aldeias da região de Jos a abandonarem as suas casas. Está em preparação uma grande operação militar para apanhar elementos de grupos rebeldes
IMAGEM
O início iminente de uma operação militar anti-terrorista em larga escala, no estado de Plateau, na Nigéria, fez com que milhares de pessoas fugissem das suas aldeias, na região de Jos. A debandada, segundo a agência Misna, foi previamente negociada entre os responsáveis da etnia Fulani (de religião muçulmana) e os oficiais do exército. Os militares pretendem identificar os autores de um massacre em algumas aldeias da etnia Berom e querem evitar que os Fulani sejam usados como escudos humanos. 

A operação militar está a gerar alguns receios, por não se saber ao certo quanto tempo vai durar e por poder levantar problemas humanitários, relacionados com o alojamento de milhares de pessoas em acampamentos improvisados. Um porta-voz do exército assegurou que os desalojados podem voltar a suas casas dentro de dois dias, mas alguns oficiais admitem que as manobras militares se possam prolongar por duas semanas. No ataque de 7 e 8 de julho morreram pelo menos 58 pessoas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário