17/07/2012

Nova Reitora da Universidade Católica Portuguesa


Decisão dos responsáveis eclesiais e académicos foi comunicada à Congregação para a Educação Católica, da Santa Sé

D.R.
Lisboa, 17 jul 2012 (Ecclesia) – A jurista Maria da Glória Garcia, de 59 anos, foi escolhida para o cargo de reitora da Universidade Católica Portuguesa (UCP), anunciou hoje a instituição em comunicado enviado à Agência ECCLESIA.
O nome da professora catedrática da Faculdade de Direito, antiga vice-reitora da UCP e atualmente diretora da referida Faculdade, foi apresentado à Congregação para a Educação Católica (Santa Sé), para nomeação.
Maria da Glória Garcia, natural de Coimbra, deve assim suceder a Manuel Braga da Cruz, que termina o seu terceiro mandato de 4 anos como reitor da UCP.
A escolha foi feita pelo magno chanceler da Universidade Católica, D. José Policarpo, cardeal-patriarca de Lisboa, após ter ouvido o Conselho Superior da instituição académica e a Conferência Episcopal Portuguesa.
Maria da Glória Ferreira Pinto Dias Garcia, nascida em 6 de novembro de 1953, licenciou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e prestou provas de mestrado e de doutoramento na Faculdade de Direito da UCP.
A jurista, agraciada com o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique em 1995, é membro fundador da Societas Iuris Publici Europaei (SIPE), constituída em Frankfurt, em 2004; é ainda académica correspondente da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Internacional da Cultura Portuguesa.
Em 2009, foi a candidata apoiada pelo PSD para o cargo de provedor de Justiça, que viria a ser ocupado por Alfredo José de Sousa.
O reitor da UCP tem a responsabilidade da gestão académica e administrativa da Universidade, com sede em Lisboa e outros polos regionais nas Beiras, Braga e Porto; os vice-reitores são nomeados pelo magno chanceler sob proposta do reitor.
A UCP, criada em 1967, é reconhecida pelo Estado como instituição universitária livre, autónoma e de utilidade pública.
A Concordata entre a Santa Sé e a República Portuguesa assinada em 2004 afirma no seu artigo 21.º a “especificidade institucional” da Universidade Católica.
Na mensagem para o Dia Nacional da UCP 2012, o reitor cessante sublinhava que os 45 anos da instituição devem levá-la a responder a “novos desafios”, em particular face à “profunda crise” do país.
Para Manuel Braga da Cruz, esta é uma ocasião para “repensar” a missão da Universidade Católica, dadas as “profundas mudanças que ocorreram em Portugal” nas últimas décadas.
OC
Notícia atualizada às 11h56

Nenhum comentário :

Postar um comentário