10/08/2012

'As pessoas me perguntam se ela é minha neta', diz pai aos 62 anos


'As pessoa me pergutam se ela é minha neta', disse Dilmar, de 62 anos (Foto: Arquivo pessoal)
Dizem que ser pai quando se é mais jovem não é fácil. Afinal, falta experiência de vida e, em alguns casos, faltam condições financeiras e estrutura emocional necessárias para a criação de um filho. Mas será que ser pai depois dos 50 é uma tarefa mais fácil? Ou será que as dificuldades persistem? O G1 conversou com dois pais que tiveram filhos já quando mais velhos. Rubens Wilkens Paz, de 56 anos, teve um menino há seis anos, e Dilmar Santos Ávila, de 62 anos, celebrou o nascimento de uma menina há dois anos.

Para Ávila, a experiência de ter um filho é sempre inesquecível, "seja quando se tem 20 ou 60 anos", afirmou. "Obviamente que ser pai de primeira viagem é o mais marcante. Tive a Cynara, a minha primeira filha, em 1973, estava então com 23 anos e não tinha experiência nenhuma em cuidar de criança. Tinha até um pouco de apreensão, mas acima de tudo tive uma imensa alegria", contou.

Segundo Ávila, que tem nove filhos, muita coisa muda quando se tem um filho aos 60 anos. "Todo o medo que tinha ao ser pai de primeira viagem foi embora, então só resta uma extrema e prazerosa alegria". Ele ainda afirmou que, mesmo após oito filhos, a experiência continua sendo linda.

Já Paz, pai de quatro filhos entre 24 e 6 anos, diz que a idade influencia um pouco e apresenta algumas diferenças, que, para ele, não chegam a ser dificuldades. "Um pai jovem é capaz de acompanhar toda a juventude, o vigor e o gás incansável de uma criança que sempre tem algo a mais para fazer ou perguntar. Já um pai com idade mais avançada, também é capaz, porém não tem mais o pique que o filho tem, haja vista que a mente até pode acompanhar, mas o físico nem tanto", afirmou.
Rubens, de 56 anos, e Eduardo, de 6 anos; filho não era esperado, mas foi uma dádiva (Foto: Arquivo pessoal)
Rubens Paz e o filho Eduardo, de seis anos
(Foto: Arquivo pessoal)
Apesar de certas imposições que a idade avançada oferece, Paz garante que ser pai depois dos 50 é bem mais fácil. "Com a experiência e vivência, nós passamos a ter uma outra visão da nossa realidade e, consequentemente, estamos mais aptos para dar uma educação melhor do que um pai sem experiência nenhuma", afirmou. "Ser pai depois dos 60 é mais fácil, pois já estamos mais compreensivos, mais estabilizados na vida e sempre procuramos entender melhor nossos filhos", completou.

Para Ávila, a grande diferença de idade lhe traz situações engraçadas e que precisam ser levadas com bom humor. "Quando vou às ruas com minha filha de dois anos, muitas pessoas me param e dizem quão linda é minha neta. Dou gargalhada e explico que ela é minha filha. Tem gente que fica chocada com isso, mas levo sempre numa boa”, explicou.

Ter um filho em tal altura da vida não estava nos planos de Ávila ou de Paz, mas ambos concordam que foi uma boa surpresa. Ávila ainda aproveitou a oportunidade para deixar uma mensagem aos pais de primeira viagem. “Ter filhos não é simplesmente gerar, é mais do que isso, é criar, acompanhar, acalentar, cuidar, mostrar o bom caminho, o lado bom da vida e das coisas. Ter um filho é às vezes passar por dificuldades, mas é acima de tudo ter uma alegria enorme na vida”, concluiu.

G1

Um comentário :

  1. Para o homem não novidade, novidade seria para a mulher.Infelizmente acontece com o término de relacionamento de muitos anos, que para me causa tristeza.Casamento era para ser pra sempre.

    ResponderExcluir