05/08/2012

Fátima: Arcebispo de Braga preside à peregrinação dos migrantes


Santuário espera milhares de emigrantes portugueses de 12 a 15 de agosto, feriado de Nossa Senhora da Assunção

Fátima, 03 ago 2012 (Ecclesia) – O arcebispo de Braga e responsável da Igreja pelo acompanhamento dos migrantes preside à peregrinação de 12 e 13 de agosto ao Santuário de Fátima, onde são esperados milhares de emigrantes portugueses.
D. Jorge Ortiga, presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana dirige a Peregrinação do Migrante e do Refugiado, alusiva ao tema ‘Celebrar a Memória para Projetar a Nova Evangelização do Futuro’, revela uma nota do Santuário enviada à Agência ECCLESIA.
O frei Francisco Sales Diniz, diretor da Obra Católica Portuguesa das Migrações, que em 2012 assinala 50 anos, disse à Agência ECCLESIA que a efeméride celebra a “epopeia histórica” da ação dos católicos “junto dos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, assim como a alegria do encontro com a diversidade cultural e religiosa”.
O programa começa às 07h30 do dia 12 com missa em alemão, seguindo-se, de hora a hora, celebrações em inglês, francês, espanhol, neerlandês, italiano e polaco.
A conferência de imprensa de apresentação da peregrinação, na Casa de Nossa Senhora do Carmo, está agendada para as 16h00 e meia hora depois começa a missa com participação de doentes, seguida de procissão.
Pelas 18h30 o arcebispo de Braga inicia oficialmente a peregrinação na Capelinha das Aparições, onde a Virgem Maria surgiu pela primeira vez em maio de 1917, segundo os relatos de Lúcia e dos beatos Francisco e Jacinta, crianças que então apascentavam o rebanho.
A partir das 21h30 realiza-se a oração do Terço e a procissão de velas, antes da missa presidida por D. Jorge Ortiga, que regressa ao altar do recinto às 10h00 do dia 13 para nova eucaristia, a que se sucede a bênção dos doentes, a consagração à Virgem Maria e a Procissão do Adeus à imagem da Senhora de Fátima.
A Sala de Imprensa do Santuário anunciou que até ao momento estão inscritos grupos provenientes da Indonésia, Vietname, Sri Lanka, Costa do Marfim e Líbano, entre mais de uma dezena de nacionalidades.
A peregrinação ocorre durante a 40.ª Semana Nacional de Migrações, que a Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana organiza de 12 a 19 de agosto.
RJM

Nenhum comentário :

Postar um comentário