11/08/2012

Flores são escolhidas para prestar homenagem aos pais mortos.


Muitas pessoas preferem prestar as homenagens com antecedência.
Cerca de 40 mil pessoas devem passar no cemitério de Santa Isabel.

Do G1 PA
Comente agora
Cerca de 40 mil pessoas devem visitar o cemitério Santa Isabel, em Belém, no Dia dos Pais. (Foto: Paula Sampaio/ O Liberal)Cerca de 40 mil pessoas devem visitar o cemitério Santa Isabel, em Belém, no Dia dos Pais. (Foto: Paula Sampaio/ O Liberal)
Várias homenagens devem marcar o Dia dos Pais, comemorado neste domingo (12). Os pais que já se foram também são lembrados pelos filhos, que vão ao cemitério homenagear este ente querido. Muitas pessoas escolhem a véspera do Dia dos Pais para antecipar a homenagem no cemitério.
O engenheiro Marcelo Silva perdeu o pai em 2004 e todos os anos, na véspera do Dia dos Pais, visita a túmulo no cemitério Santa Isabel, no bairro do Guamá, em Belém. “Trago flores, velas, rezo por ele. A intenção é lembrar e homenagear, já que é Dia dos Pais”, conta o engenheiro.
Desde o início da manhã deste sábado (11) a movimentação já é intensa no cemitério Santa Isabel. Os vendedores de flores já tomaram conta da calçada em frente ao cemitério, um dos mais antigos e o maior da cidade. As vagas para estacionar próximo ao local também já estavam difíceis no início da manhã, devido o grande número de pessoas que chegam a todo momento.
Flores são escolhidas para prestar homenagem aos pais mortos.  (Foto: Ray Nonato/Amazônia Jornal)Flores são escolhidas para prestar homenagem aos
pais mortos. (Foto: Ray Nonato/Amazônia Jornal)
A expectativa da Prefeitura de Belém é que cerca de 40 mil pessoas visitem túmulos e catacumbas no Santa Isabel neste domingo. Já o cemitério de São Jorge, no bairro da Marambaia, deve receber entre 8 a 10 mil visitantes. A data é considerada a segunda maior em número de visitantes, só perde para o Dia de Finados, em 02 de novembro.
Visitação no Dia dos Pais
O Santa Isabel, que possui em torno de 80 mil sepulturas e catacumbas, estará aberto neste domingo (12) à visitação pública das 6h da manhã às 18h. O maior fluxo de visitantes ocorre geralmente pela manhã, até às 12h, segundo a administração do espaço público.
Para receber esse grande número de visitantes, a Prefeitura fez a limpeza e capinação dentro e fora dos cemitérios, além de montar um esquema especial no trânsito para facilitar o acesso da população ao local.
Na programação de visitação, consta uma missa às 7h com o Frei Eldir da Igreja dos Capuchinhos. Já no Cemitério de São Jorge, duas missas estão marcadas para serem celebradas: uma às 7h e outra às 17h.
Agentes da Companhia de Transportes de Belém estarão no Santa Isabel trabalhando na orientação na Operação Dia dos Pais, das 7h às 18h. No cemitério de São Jorge, a Rua da Mata terá sentido único da Av. Rodolfo Chermont à Av. Santarém. E no Cemitério do Tapanã, os agentes vão fazer as orientações de trânsito para coibir principalmente o estacionamento na área em frente ao cemitério, de ambos os lados da rodovia.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) estará com uma ambulância, Unidade de Suporte Básico (USB) do Samu 192, de prontidão, em frente ao Santa Isabel, para possíveis atendimentos de urgência e emergência.
Recadastramento de sepulturas
Equipes de servidores também estarão trabalhando na localização de túmulos e orientação quanto ao prazo para o recadastramento de sepulturas dos cemitérios de Santa Isabel e São Jorge, que foi expandido para o dia 31 de dezembro de 2012, devido a diminuição da procura do serviço em ambas as necrópoles. 
O recadastramento começou no início de 2011 e deveria ter sido encerrado no dia 30 de junho, mas como somente 45% das sepulturas foram atualizadas, o prazo foi prorrogado para que ninguém seja penalizado com a perda das sepulturas.
Para se recadastrar o concessionário ou familiar precisa estar munido do documento de identidade, CPF e o título de concessão original para a efetivação do recadastro. Nos casos em que o concessionário já for falecido, a família ou filhos deverão apresentar também a certidão de óbito. Na falta de alguma documentação exigida, o interessado deve entrar em contato com a administração do respectivo cemitério, para que seja orientado no processo de regularização.

Nenhum comentário :

Postar um comentário