11/08/2012

Moradores afirmam que caminhão da prefeitura despeja o lixo de forma irregular


Um agricultor morreu em acidente provocado por fumaça na estrada.
Projeto para aterro sanitário pode ser finalizado em 2013, diz Prefeitura.

Marcos DantasDo G1 AM
1 comentário
Lixo, que seria queimado irregularmente na beira de estrada em Anori teria provocado acidente que matou um agricultor (Foto: Marinaldo Matos / TV Amazonas)População diz que fumaça de incêndio provocou acidente com vítimas (Foto: Divulgação/Marinaldo Matos)
Moradores do município de Anori, a 190km de Manaus, reclamam de queimadas próximo à estrada e ao aeroporto da cidade. De acordo com eles, a prefeitura municipal queima lixo irregularmente para diminuir o volume acumulado no lixão da cidade. A fumaça provocadas pelos incêndios, segundo a população, teria causado um acidente na cidade.
Familiares informaram que um motociclista trafegava com uma doméstica e o filho de seis anos por uma estrada conhecida como Anori-Mato Grosso quando foi surpreendido por uma densa fumaça, que atrapalhou a visão do condutor, e fez com que ele colidisse com outro veículo. O agricultor morreu na terça-feira (7), e as outras vítimas ficaram feridas e seguem internadas no Pronto Socorro João Lúcio, em Manaus.
De acordo com Vereador de Anori, cerca de 18 toneladas de lixo são despejadas diariamente ao longo de 800 metros de estrada (Foto: Marinaldo Matos / TV Amazonas)De acordo com vereador de Anori, cerca de 18 toneladas de lixo são despejadas diariamente ao longo de 800 metros de estrada (Foto: Divulgação/Marinaldo Matos)
Neste domingo (12), familiares e amigos prometem fazer uma passeata de protesto contra a Prefeitura de Anori e a prefeita Sansuray Xavier (PSD), que, segundo eles, foi abordada várias vezez para resolver o problema no terreno e nada teria feito.
Segundo o vereador Antônio Marques, a cada dia são depositados cerca de 18 toneladas de lixo recolhido na cidade ao longo de 800 metros da estrada. "O lixo está lá. Não há qualquer tratamento dos resíduos e do chorume, e para reduzir o volume acumulado eles queimam", disse ao G1.
Suposto caminhão da Prefeitura de Anori que despejaria o lixo de forma irregular (Foto: Marinaldo Matos / TV Amazonas)Moradores afirmam que caminhão da prefeitura despeja o lixo de forma irregular (Foto: Divulgação/Marinaldo Matos)
Em resposta, a prefeita de Anori, Sansuray Xavier, afirmou que desconhece que o acidente tenha sido provocado pela fumaça, que o depósito do lixo no local sempre foi feito, mas que já existe um projeto para remover os resíduos do local. "O que chegou até mim é que o acidente teria sido provocado porque uma das motos estaria com o farol quebrado, mas essa situação do lixo é algo que incomoda a administração, porque esse depósito sempre foi feito lá, mesmo antes de eu assumir. Já existe um projeto do Governo Estadual, da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) e das prefeituras para que até 2014, todas as cidades do Amaonas possuam um local adequado para o descarte de resíduos sólidos", disse ao G1.
Ainda segundo a prefeita, o projeto tem três etapas e uma delas já foi concluída. "O Plano Municipal de Resíduo Sólido já foi concluído e agora vamos à concepção e execução do projeto do aterro saniário, que pode ser concluído ao longo de 2013", explicou Sansuray.
Em relação ao local onde o lixo é despejado, Sansuray disse que já solicitou uma visita de técnicos do Ipaam ao município para que eles avaliem e façam sugestões de onde o lixo deve ser descartado quando o aterro sanitário estiver pronto, e que não é possível remover os resíduos da beira da estrada. "A Prefeitura só pode retirar o lixo de lá se for para descartá-lo em um aterro sanitário, e como o projeto ainda está em fase de execução, não podemos alterar a situação", finalizou.
Prefeitura de Anori já teria sido denunciada ao Ministério Público por lixão supostamente irregular (Foto: Marinaldo Matos / TV Amazonas)Prefeitura de Anori afirma já ter finalizado plano municipal de resíduos sólidos e prevê que aterro sanitário possa ser construído ao longo de 2013 (Foto: Divulgação/Marinaldo Matos)

Nenhum comentário :

Postar um comentário