Ao ser diagnosticada com câncer de mama, uma em cada dez brasileiras passa a sofrer com a depressão. Estes dados são do INCA – Instituto Nacional de Câncer. Mais do que consequências cotidianas, a depressão pode levar, por vezes, a desestabilização do núcleo familiar, a perda da crença na vida e até mesmo da fé, o que torna o tratamento e o futuro delas ainda mais difícil.
Dedicados a estas mulheres, diversos projetos em todo o mundo promovem o cuidado e a valorização da vida, porém sem tratar os resultados físicos de forma direta. Buscando valorizar a beleza e delicadeza feminina que permanece mesmo com as cicatrizes de operações o fotógrafo americano de moda David Jay promoveu o Scar Project (Projeto Cicatriz), uma série de grandes retratos de jovens, entre 18 e 35 anos, sobreviventes de câncer de mama.
A cada ano, 10.000 mulheres com idade inferior a 40 anos são diagnosticadas, assim, “o Scar Project é um exercício de consciência, cura, esperança e reflexão”, afirma David Jay. A missão é tripla: aumentar a consciência pública do início precoce do câncer de mama, angariar fundos para pesquisas e programas de ajudar as sobreviventes e suas cicatrizes, e experiências através de um novo espectro. Para esses jovens, ter seu retrato na parede representa sua vitória pessoal. Ela ajuda a recuperar-lhes a sua feminilidade e identidade. Por meio destas imagens, elas parecem aceitar melhor o que lhes aconteceu e seguir em frente."
Até agora foram fotografadas 100 mulheres que aceitaram mostrar sua beleza e dizer um sim a vida que continua. Segundo Jay, ele continua a viajar pelo mundo para fotografar ainda mais mulheres.
Que possamos orar e levar tantas jovens que sofrem à luz de Cristo.
www.thescarproject.org
Local:São Paulo (SP)

Nenhum comentário :
Postar um comentário