11/08/2012

Igreja lembra emigrantes que fogem à crise


Semana Nacional promovida de 12 a 19 de agosto vai lembrar quem partiu por causa da situação económica e do desemprego

D.R.
Lisboa, 11 ago 2012 (Ecclesia) – A Igreja Católica em Portugal quer a próxima Semana Nacional de Migrações, com início no domingo, seja “um sinal de esperança” para os que tiveram de deixar o país “devido à crise económica e ao desemprego”.
Frei Francisco Sales Diniz, diretor da Obra Católica Portuguesa de Migrações (OCPM), refere num texto publicado no Semanário Agência ECCLESIA que nos últimos anos aumentou “o número dos que deixam o país, levando consigo todo o agregado familiar, muitas vezes partindo na incerteza de encontrar o acolhimento e os meios que permitam a realização de uma vida digna”.
A 40ª Semana Nacional de Migrações vai ser promovida até 19 de agosto pela Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana bem como pela OCPM, com o tema ‘Celebrar a Memória para Projetar a Nova Evangelização do Futuro’.
Para o diretor da OCPM, trata-se de um “momento especial de celebração e de reflexão” sobre presença da Igreja junto dos migrantes, “ação que, por fidelidade à missão confiada por Cristo e face à atual dimensão dos fluxos migratórios, necessita de um empenho renovado”.
A Igreja Católica vai evocar os seus 50 anos de missão junto dos emigrantes portugueses, numa semana de atividades que tem como ponto alto a peregrinação anual a Fátima, a 12 e 13 deste mês.
“O ano de 2012 é privilegiado para juntos celebrarmos a epopeia histórica de 50 anos de Missão da Igreja de Portugal junto dos emigrantes portugueses espalhados pelo mundo, assim como a alegria do encontro com a diversidade cultural e religiosa” trazida pelos imigrantes, escreve frei Sales Diniz.
O 50.º aniversário da OCPM, acrescenta, é uma oportunidade para a “divulgação e a consciencialização da comunidade católica para a importância do trabalho pastoral com os migrantes, promovido pela Conferência Episcopal Portuguesa”.
O tema da Semana e da Peregrinação dos Migrantes, assinala o responsável nacional, “procura integrar o lema do Cinquentenário da OCPM, ‘Celebrar a Memória para Projetar o Futuro’, com as preocupações manifestadas pelo Santo Padre na sua mensagem para o Dia Mundial do Migrante 2012”.
O religioso franciscano sustenta que os valores cristãos propostos aos migrantes são “caminho para a construção de uma vida digna, impregnada de esperança e de alegria de viver”.
O domingo 19 de agosto é dia de celebração nacional dos migrantes e de solidariedade com a pastoral da mobilidade, pelo que “é proposto a todas as comunidades e paróquias que celebrem a eucaristia pelos migrantes, envolvendo de forma ativa quer os emigrantes que se encontram na terra natal em visita de saudade e de descanso, quer os imigrantes residentes nas comunidades locais”.
OC

Nenhum comentário :

Postar um comentário