07/08/2012

Pastorais da Juventude realizam 10ª edição da Semana do Estudante


Karol Assunção
Jornalista da Adital
Adital

As quatro Pastorais da Juventude no Brasil – Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), da Juventude Rural (PJR), da Juventude (PJ) e da Juventude do Meio Popular (PJMP) – iniciaram, nesse domingo (5), a Semana do Estudante 2012. As celebrações e reflexões sobre a educação brasileira vão até sábado (11), quando se comemora o Dia do/a Estudante.


A edição deste ano destaca as ações realizadas pelas PJs ao longo dessa década de atividades promovidas em referência ao Dia do Estudante. Por conta disso, a iniciativa traz como tema "Semana do Estudante – 10 anos sonhando e construindo a civilização do amor” e como lema "No caminho da história, a opção por uma educação libertadora”. A ideia da Semana é celebrar a data, mas também gerar reflexões nos/as estudantes acerca da realidade da educação brasileira.
"[...] sonhamos que cada jovem retome o debate sobre a educação brasileira, relembrando valores essenciais para nós que acreditamos em uma educação que aceite a pluralidade e as nossas experiências, que tenha um caráter libertador e que leve em consideração o/a estudante como protagonista de sua história. Questionar-se, debater esta realidade do ensino brasileiro, visando sempre à transformação social, é também propagar a Boa Nova utilizando a pedagogia que Jesus Cristo utilizou”, destaca, em nota, Sarah Oliveira, integrante da secretaria nacional da PJE.
Durante essa semana, os/as estudantes promovem ações culturais, celebrações, atividades de lazer, seminários, debates e outras iniciativas com o objetivo de envolver jovens, estudantes e comunidade escolar. Um subsídio elaborado pelas Pastorais para a Semana do Estudante 2012 sugere alguns roteiros para encontros de grupo – segundo a metodologia do "Ver, Julgar e Agir” - com os seguintes temas: "A educação que temos: um olhar para a realidade educacional e social”; "A educação que sonhamos: a educação libertadora e a civilização do amor”; e "A educação libertadora constrói a civilização do amor”.
A Semana do Estudante é realizada todos os anos como forma de incentivar a luta dos/as estudantes por uma educação digna e o debate sobre temas relacionados à realidade dos/as jovens, tais como: participação e protagonismo estudantil, juventude e o direito à dignidade, juventude e violência, cultura, juventudes negras e indígenas, entre outros.
Educação

Pesquisas mostram que a educação brasileira tem conseguido avançar ao longo dos anos, mas ainda persistem grandes desafios. De acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o nível de escolaridade da população brasileira cresceu.
"Na análise da população de 10 anos ou mais por nível de instrução, de 2000 para 2010, o percentual de pessoas sem instrução ou com fundamental incompleto caiu de 65,1% para 50,2%, enquanto o de pessoas com pelo menos o curso superior completo aumentou de 4,4% para 7,9%”, destaca o estudo. Entretanto, o Censo aponta que 966 mil jovens de seis a 14 anos de idade (3,3% da população nessa faixa etária) ainda não frequentavam a escola em 2010. Entre os/as jovens de 15 a 17 anos, a porcentagem era de 16,7%.
Mesmo com os avanços em termos de acesso ao ensino, é preciso observar a qualidade dessa educação. O Indicador de Alfabetismo Funcional (Inaf) Brasil 2011, produzido pelo Instituto Paulo Montenegro e pela ONG Ação Educativa, revelou, com base em dados coletados entre dezembro de 2011 e abril deste ano, que o acesso à educação melhorou no Brasil. No entanto, o nível de leitura e cálculo dos/as brasileiros/as ainda é baixo. Segundo a pesquisa, apenas cerca de 25% da população possui nível pleno de leitura, escrita e matemática.

Nenhum comentário :

Postar um comentário