11/08/2012

Peregrinos honram São Bento da Porta Aberta


Santuário bracarense dedicado ao «Padroeiro da Europa» enche-se de fiéis em busca de «reconciliação, paz e tranquilidade»

D.R.
Braga, 10 ago 2012 (Ecclesia) – Milhares de peregrinos começam hoje a chegar a Terras de Bouro, na Arquidiocese de Braga, para participarem na festa e na romaria em honra de São Bento da Porta Aberta, padroeiro da Europa.
Em entrevista concedida à Agencia ECCLESIA, o padre Adelino Silva e Costa, reitor do Santuário de São Bento da Porta Aberta, destaca a importância que o evento tem para a Igreja Católica, sobretudo “no contexto da Nova Evangelização e do Ano da Fé que se aproxima”.
A pé ou de carro, vindos de Portugal ou do estrangeiro, muitos fiéis portugueses “aproveitam esta altura para colocarem a sua vida em ordem, para buscarem a reconciliação, a paz e tranquilidade, e a pastoral do Santuário procura levá-los à purificação e à vivência da fé”, salienta o sacerdote.
Situado na freguesia de Rio Caldo, o segundo maior santuário do país enche-se em agosto com fiéis vindos dos quatro cantos do mundo, que têm a oportunidade de retemperarem forças e de reforçarem a sua espiritualidade com seis dias de retiro e oração num cenário privilegiado, mesmo à entrada da Serra do Gerês.
De acordo com o reitor do local de culto, o importante é “que as pessoas saiam robustecidas na sua esperança”, especialmente tendo em conta a situação difícil que o país e o mundo atravessam, em termos sociais e económicos.
Até quarta-feira, os peregrinos vão poder contar com uma vasta oferta religiosa e cultural, com destaque para 13 de agosto, altura em que se realizará a homenagem a São Bento da Porta Aberta.
A eucaristia desse dia, ponto alto de todo o programa, será presidida por D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal.
O santuário vai abrir sempre bem cedo, para permitir às pessoas “fazerem a sua promessa” e durante a noite haverá uma capela disponível para aqueles que queiram simplesmente “rezar e descansar”, sublinha o padre Adelino Silva e Costa.
São Bento ou Benedetto da Norcia (480-547) nasceu na cidade italiana de Núrsia, no meio de uma família nobre e cristã, e destacou-se por uma vida consagrada a Deus e pela fundação da Ordem Beneditina, cujo lema é “Ora et labora”, ou seja, "Reza e Trabalha".
Proclamado “Padroeiro da Europa” pelo Papa Paulo VI em 1964, o santo atrai milhares de peregrinos a diversos locais de culto, espalhados pelo mundo.
No Rio Caldo, em Portugal, a devoção a São Bento teve origem nos monges de Santa Maria de Bouro, que contribuíram para a construção da primeira ermida em 1640.
santuário atual, renovado em 1998, deve o seu nome “São Bento da Porta Aberta” a um alpendre existente na capela primitiva que tinha sempre as portas abertas e servia de abrigo a quem passava.   

Nenhum comentário :

Postar um comentário