11/08/2012

Presos em protesto estudantil



Texto Francisco Pedro | Foto DR | 10/08/2012 | 15:36
Uma marcha de contestação não autorizada terminou em confrontos entre os estudantes e a polícia, em Santiago, capital do Chile. Foram detidos 75 manifestantes e 49 policias ficaram feridos
IMAGEM
Os confrontos ocorreram quando os estudantes tentaram atravessar uma das principais avenidas de Santiago, capital do Chile. A marcha estudantil, organizada para exigir mudanças no sistema de ensino, não estava autorizada pelo governo e a polícia interviu. Resultado: 75 pessoas foram detidas e 49 polícias sofreram ferimentos. 

Cecília Pérez, intendente da região metropolitana de Santiago, criticou os dirigentes que promoveram o protesto, acusando-os de «irresponsabilidade». Este comportamento levou «ao que sempre acontece nessas convocatórias de movimentos políticos: destruição e violência», adiantou a responsável, citada pela agência Ansa. 

Segundo Pérez, foram incendiados três autocarros públicos e várias propriedades sofreram danos. «Mas o mais grave é o temor dos cidadãos, trabalhadores e famílias que cumprem suas rotinas», sublinhou. O ano passado, o Chile foi palco de uma série de protestos estudantis que exigiam mudanças no setor da Educação.

Nenhum comentário :

Postar um comentário