O Santuário Nacional acolhe neste final de semana uma das mais tradicionais romarias que visitam anualmente a Casa da Mãe Aparecida: a romaria da Arquidiocese do Rio de Janeiro.São, no total, 112 anos de caminhada em oração ao Santuário.
Segundo o Missionário Redentorista padre Júlio Brustoloni, e, “História do Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida – A imagem, o Santuário e as Romarias” (1926), a presença dos romeiros cariocas no ano de 1.900 foi impressionante. “Notável foi a romaria da cidade do Rio de Janeiro, não tanto pelo número, mas pelas pessoas de elite da sociedade e do laicato católico quem vieram em 12 carros da Central, chefiados pelo próprio pelo prórpio Sr. Arcebispo, Dom Joaquim Arcoverde, chegando aqui a 16 de dezembro, às 7 horas da manhã”.
Segundo o Missionário, Dom Joaquim celebrou a missa e fez bela homilia sobre a missão do Santuário na vida da Igreja.
Mas foi a partir de 1931 que a peregrinação ganhou maior impulso, após a visita da imagem de Nossa Senhora Aparecida ao Rio de Janeiro, quando foi proclamada Padroeira do Brasil.
Neste sentido, todos os anos uma grande quantidade de romeiros cariocas visitam o Santuário Nacional anualmente na tradicional romaria. O grupo não dispensa a reza do terço antes da celebração, e a Via Sacra ao Morro do Cruzeiro, após a missa.
Segundo o reitor do Santuário Nacional padre Darci Nicioli, historicamente, destaca-se a grande motivação do arcebispo local para a realização dessa romaria tão piedosa.
“Atualmente é a maior romaria que anualmente visita o Santuário. E sabemos que o grande incentivador desta belíssima expressão de fé e devoção é o arcebispo”, disse.
O reitor mencionou o trabalho de Dom Eugênio Araújo Salles, arcebispo emérito do Rio de Janeiro, falecido aos 91 anos em nove de julho deste ano, que subia o Morro do Cruzeiro com seus fiéis em oração. O gesto vem se repetindo com o mesmo ardor cristão pelo atual arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.
Programação
Tribuna papa Bento XVI, das 6h às 8h30 - acolhida e recitação do Rosário com a Preside: Dom Orani João Tempesta – arcebispo do Rio de Janeiro
Missa das 9h - Missa
10h30 - Via Sacra ao Morro do Cruzeiro
CatolicaNet
Nenhum comentário :
Postar um comentário