10/08/2012

Santa Clara é homenageada até dia 11


Desde o dia 2 de agosto, a população celebra no Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Centro de Fortaleza, o Dia de Santa Clara FOTO: WALESKA SANTIAGO

O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, na Avenida Duque de Caxias, no Centro de Fortaleza, comemora o Dia de Santa Clara com um novenário, que começou no dia 2 de agosto. Na programação há novenas com temas sobre a vida e os princípios da Santa, bênçãos de objetos, missas e com uma procissão luminosa pelas ruas da Capital, no dia do encerramento.

Segundo conta a história, Clara teria sido nomeada assim pela mãe, que dizia que teria uma filha que iluminaria o mundo. Este é um fato corroborado pelo frei José Nilton Pereira, da Ordem Franciscana, que nutre uma admiração especial por Clara. "Ela era uma mulher forte, que enfatiza nossa espiritualidade. Ela nos ensinou que é possível se desapegar das coisas do mundo. Mostrou que a pobreza evangélica, que nos propõe ´ter como se nada possuísse´ é o caminho do bem", completou.

Neste ano, a Igreja Católica celebra os 800 anos da Ordem de Santa Clara. As seguidoras são chamadas "Irmãs Clarissas", ou "Damas Pobres" e vivem de acordo com o que a própria Santa estabeleceu. Por conta do aniversário, neste ano, o Santuário decidiu homenagear Clara.

Além disto, acontecerá um congresso em Canindé, na Basílica de São Francisco de Assis. Será o maior evento comemorativo no Ceará. Toda a comunidade católica francisclariana do Nordeste se voltou pra este evento, que é fortalecido pela grande força e apelo que a basílica atrai.

Segundo o frei Nilton, cerca de 500 pessoas têm participado diariamente das novenas, e o público deve ser muito maior na procissão, que acontece no dia 11, às 18 horas. "Nossa alegria é grande em ver este santuário lotado, mas mesmo assim queremos pedir às pessoas que compareçam e nos ajudem a fortalecer o novenário, porque ela foi uma pessoa diferenciada, à frente de seu tempo, que tem muito a nos ensinar", afirmou o frei. Os horários de todas as atividades estão disponíveis na recepção do Santuário, no Centro.

Padroeira

No ano de 1958, o papa Pio XII declarou Santa Clara a padroeira da televisão. A escolha se deu depois que ela, impedida por motivos de saúde de estar na basílica, em Assis, para assistir à missa na noite de Natal, teria se reportado à celebração sem sair de seu leito.

Chiara d´Offreducci nasceu em uma família nobre da Itália e escolheu abdicar de todos os seus bens e morar em um mosteiro, mesmo contra a família que queria que ela se casasse. Em 1224, foi a primeira mulher a pedir à Igreja um documento que lhe conferia o "privilégio da pobreza". 


Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário