02/08/2012

Tumor de Roberto Jefferson é maligno, diz boletim médico


Roberto Jefferson foi internado na semana passada para retirada do tumor no pâncreas (Foto: Hudson Pontes/Agência O Globo)Exames confirmaram que o tumor no pâncreas de Roberto Jefferson, presidente nacional do PTB, é maligno. A informação foi dada em boletim médico divulgado na tarde desta quarta-feira (1º) pelo Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, onde Jefferson está internado.
No último sábado (28), Jefferson foi internado no hospital para retirada do tumor. Cirurgiões tiraram parte do estômago, pâncreas, duodeno e canal biliar. Os médicos também removeram os linfonodos regionais (glânglios linfáticos) e desfizeram uma cirurgia de redução do estômago feita há 12 anos.

Após a operação, os médicos constataram que o foco maligno do tumor tem tamanho inferior a 2 cm, com a ausência de comprometimento dos linfonodos (gânglios). Trata-se do estágio mais inicial da doença.

De acordo com o boletim, não houve complicações no procedimento ou no pós-operatório. “No momento o paciente se alimenta por sonda intestinal, está lúcido, respira sem a ajuda de aparelhos e os sinais vitais estão mantidos. Todas as medicações já foram suspensas, inclusive as venosas”, diz o texto.
Não há previsão de alta médica e, segundo o hospital, Jefferson só está recebendo visitas da família. O boletim é assinado pelos cirurgiões José de Ribamar Saboia de Azevedo, e pelos médicos Alexandre Prado de Resende e Aureo Ludovico de Paula. 
Jefferson, de 59 anos, é ex-deputado federal e um dos réus do processo do mensalão. O julgamento do caso começa nesta quinta-feira (2) no Supremo Tribunal Federal (STF). Em 2005, Jefferson foi o responsável por denunciar o esquema de pagamento de propinas a aliados feito pelo governo federal. O escândalo apareceu nas CPIs dos Correios e dos Bingos e terminou com a cassação do próprio Jefferson.
AC
Revista Época

Nenhum comentário :

Postar um comentário