25/09/2012

Dom Helder Câmara e Gonzaguinha nos preparativos da Missa no Recife - PE.


Rei do Baião faleceu numa quarta-feira, dia 02 de agosto de 1989, às 5:15 minutos da manhã, no Hospital Santa Joana, em Recife. Foi na Veneza Brasileira que Luiz Gonzaga dava seu último suspiro. Seu corpo foi velado na Assembléia Legislativa de Recife nos dias 02 e 03. Após a realização da santa missa de corpo presente pelo cardeal Dom Helder Câmara, o caixão foi fechado às 9:45 minutos da manhã da quinta-feira e conduzido até onde estava o caminhão do corpo de bombeiros do Estado de Pernambuco.
Dom Helder Câmara e Gonzaguinha nos preparativos da Missa no Recife - PE.
Depois que colocaram o caixão do Rei do Baião em cima do caminhão do corpo de bombeiro, já era 10:00 horas daquela manhã enrolarada, e a multidão saiu acompanhando o carro pelas principais ruas do centro do Recife, até chegar ao aeroporto dos Guararapes, deonde um avião o levaria até o Juazeiro do Norte para cumprir a vontade do artista de ser velado na terra do Pe. Cícero do Juazeiro de quem ele era devoto.     
Mas houve um atrazo no percurso no Recife de aproximadamente 04 horas e o avião só pousou no aeroporto do Juazeiro do Norte/CE por voltas das 15:15 minutos da tarde, onde uma multidão aguardava o corpo de Luiz Gonzaga. E foi ali mesmo na pista do aeroporto que o Rei do Baião recebeu diversas homenagens de violeiros, poetas e fás do artista. Após ser velado pela multidão, à tardinha, por volta das 17:00 horas o avião novamente decolou com destino ao Exu sua terra natal, levando o corpo do Rei do Baião.               
No entanto, a família de Gonzaga queria levá-lo direto para o Exu-PE. Mas o filho Gonzaguinha disse as seguintes palavras ao chegar no aeroporto de Juazeiro: “TUDO BEM, VAMOS ENTRAR NA CIDADE. SE O POVO QUER, QUE PODEMOS FAZER?”
Ao anoitecer da quinta-feira, dia 03 de agosto de 1989, finalmenete o corpo do Rei do Baião chegou a sua terra natal, a querida Exu/PE. Lá foi velado na Igreja Matriz de Exu Bom Jesus dos Aflitos, durante o restante da noite do dia 03 de agosto e durante o dia 04 de agosto.       

Nenhum comentário :

Postar um comentário