16/09/2012

Família Veloso comemora os 105 anos de Dona Canô


Matriarca Veloso comemorou com família, amigos, missa, bolo e almoço.
"O coração aqui é de velha e coração de velha aguenta é tudo", brincou.

Do G1 BA
1 comentário
Dona Canô comemora 105 anos neste domingo (16). (Foto: Egi Santana/G1)Dona Canô, com trançinha, comemora 105 anos neste domingo (16). (Foto: Egi Santana/G1)
"Você tem boniteza; e a natureza foi que agiu com esses óio de índia [...] Você é toda Bahia, é a flor do mocambo, da gente de cor. Faz do amor confusao, numa misturação bem brejeira, izoneira, que tem raça e tradição". Foi com a música Curare, de autoria própria, que Maria Bethânia deu início às homenagens aos 105 anos de sua mãe, a popular dona Canô, comemorados neste domingo (16) numa missa em Santo Amaro da Purificação, cidade situada no recôncavo baiano.
Bethgãnia, dona Canô e Maria Clara Veloso. (Foto: Egi Santana/G1)Bethânia, dona Canô e Clara Veloso.
(Foto: Egi Santana/G1)
Antes da celebração religiosa, ainda em casa, a matriarca dos Veloso  já perguntava: “cadê a missa? Não vamos logo para a missa, não?”, enquanto amigos, vizinhos e familiares chegavam para desejar os bons votos.
Por volta das 10h30, ela chegou na Igreja da Purificação de vestido novo, branco, com detalhes de renda, e trançinha no cabelo. Entre abraços e aplausos, agradecia a todos pela presença, por fazer parte de seu dia. “Eu só tenho que agradecer a Deus por ainda estar aqui. Sinto por Deus ter precisado de Nicinha [filha mais velha, que morreu em 2011] e a ter levado, mas só tenho de agradecer por estar com a minha família reunida, todos os meus filhos aqui”, disse.
E foi emocionado que o padre Reginaldo Manzotti começou a celebração, também em tom de agradecimento. “Quero agradecer por ter sido convidado para fazer parte desse momento tão família”. Em seu sermão, o padre falou de perseverança e da quantidade de experiência de vida que uma senhora de 105 anos pode passar.
Regina Casé e Dona Canô. (Foto: Egi Santana/G1)Regina Casé e dona Canô. (Foto: Egi Santana/G1)
Na plateia, todos os seis filhos vivos, netos, bisnetos e amigos, como a apresentadora Regina Casé, que ajudava dona Canô naquilo que ela não ouvia, por conta da audição já estar debilitada pela idade. A festa também foi muito requisitada pela imprensa, como todos os anos.
Os filhos famosos, Caetano Veloso e Maria Bethânia, evitaram dar muitas declarações, concentrando-se na atenção à mãe, mas Bethânia foi sucinta ao dizer que “nem de joelhos daria para agradecer a mãe que eu tenho”. Caetano, acompanhado dos filhos Zeca e Tom, resumiu em "ela é tudo para mim" as palavras para definir dona Canô em sua vida.
Dona Canô recebe beijo de menino. (Foto: Egi Santana/G1)Dona Canô recebe beijo de menino. (Foto: Egi Santana/G1)

Além dos amigos e familiares, na missa estavam admiradores da “menina” Canô, como é chamada pelos filhos. A professora Marinalva Nunes, 60, explicou o que para ela é a “fórmula de longevidade” da matriarca. “Eu acho que a capacidade dela de ter criado uma família tão bonita, esse jeito dela espirituoso, sempre com uma resposta rápida e bem humorada para a vida, é o grande exemplo a ser seguido. Essa, pra mim, é a fórmula que ela carrega”, conta. Marinalva é natural de Maragojipe, mas mora em Salvador, de onde vem há mais de cinco anos acompanhar as comemorações da matriarca.
Caetano e o filho Tom. (Foto: Egi Santana/G1)Caetano e o filho Tom. (Foto: Egi Santana/G1)
As opiniões são compartilhadas por Amannda Santos, 24, admiradora que todo ano vai à festa. Para ela, a aniversariante é um “exemplo de mulher, uma grande sábia". A assistente social Rose Lima, 45, salienta o "exemplo de amor ao próximo que ela sempre teve".
A missa, que terminou por volta das 12h, foi o começo das comemorações do aniversário de dona Canô. Da igreja, amigos e familiares seguiram com a matriarca para casa, onde almoçam e dão continuidade aos festejos da jovem senhora de 105 anos. A pedido da família, este ano as comemorações dentro da casa são apenas para familiaraes. "É para permitir que ela circule melhor pela casa e para tomarmos conta da saúde dela", diz o filho Rodrigo. Na despedida, perguntada se iria aguentar a todo o dia de festas, dona Canô não deixou de lado seu bom humor: "o coração aqui é de velha, meus filhos.  E coração de velha aguenta é tudo", brincou.
Família Veloso comemora os 105 anos de Dona Canô. (Foto: Egi Santana/G1)Família Veloso comemora os 105 anos de Dona Canô. (Foto: Egi Santana/G1)
tópicos:

Nenhum comentário :

Postar um comentário