29/09/2012

Irmã Dorothy, a mártir da floresta




Dorothy Stang (07/6/1931-12/2/2005)
Nos últimos dias o Brasil todo,mas especialmente o povoado de Anapu,PA,relembrou a morte mártir de Irmã Dorothy,missionária americana da Ordem de Notre Dame.

Dorothy Mae Stang nasceu em Dylon aos 07 de junho de 1931,ingressou na Congregação de Nossa Senhora de Namur em 1948 e em 1956 entrou para a vida religiosa com os votos de pobreza,castidade e obediência.Foi  professora de escolas da congregação de 1951 a 1966.

Em 1966,iniciou seu ministério no Brasil,em Coroatá (MA).A religiosa estava presente na Amazônia desde a década de sessenta junto a trabalhadores do Xingu.Seu trabalho pastoral e missionário visava geração de emprego e renda a partir do reflorestamento em áreas degradadas e na minimização  de conflitos fundiários.
Atuou ativamente em projetos sociais no Pará em projetos de desenvolvimento sustentável,chegando até o povoado de Anapu e ganhando reconhecimento nacional e internacional.
A religiosa participava da Comissão  Pastoral da Terra,da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil e defendia a reforma agrária justa e conseqüente.Também mantinha intensa agenda de dialogo com  lideranças camponesas, políticas e religiosas para buscar soluções para os conflitos relacionados a posse e exploração da terra.

Recebeu inúmeras ameaças de morte,mas sem deixar intimidar-se,pelo contrário,sobre as ameaças declarou:  «Não vou fugir e nem abandonar a luta desses agricultores que estão desprotegidos no meio da floresta. Eles têm o sagrado direito a uma vida melhor numa terra onde possam viver e produzir com dignidade sem devastar.»
Recebeu o prêmio da Ordem do Advogados do Brasil pela defesa aos direitos humanos em 2004.

A religiosa foi assassinada com 6 tiros,(sendo um na cabeça e o resto ao redor do corpo) em 12 de fevereiro de 2005.
Conta uma testemunha que antes de receber os disparos ela foi indagada se estava armada e ela respondeu: «eis a minha arma!»e mostrou a Bíblia e ainda leu uns trechos para aquele que a mataria
Seu corpo foi sepultado no povoado de Anapu,Pará.

Não vou fugir e nem abandonar a luta dos povos da floresta que estão desprotegidos.Eles têm o sagrado direito a uma vida digna. (Ir. Dorothy)

"Eu não corro risco de vida,mas os colonos.
Eles têm família para sustentar." (Ir. Dorothy)

Nenhum comentário :

Postar um comentário