27/09/2012

Susan Andrews chega a Fortaleza para falar sobre Comunicação e Felicidade


Sorridente e gentil, a psicóloga e antropóloga Susan Andrews, chegou no início da madrugada de hoje (27) em Fortaleza, depois de uma maratona por causa da perda de vôo em São Paulo e conexão em Brasília. Recebida pelo Presidente da Agência da Boa Notícia, Francisco Souto Paulino, e pelo economista Henrique Câmara, do Instituto Visão Futuro-Ceará, ela seguiu para o Cumbuco, onde escolheu ficar hospedada. Susan será a palestrante na solenidade do Prêmio Gandhi 2012, por ocasião do Fórum "Comunicação & Felicidade -  Uma reflexão sobre o papel da mídia para o bem-estar coletivo", nesta quinta-feira (27), às 19h, na Federação das Indústrias do Ceará (FIEC).

Susan Andrews é psicóloga e antropóloga pela Universidade de Harvard (EUA), e Doutora em Psicologia Transpessoal pela Universidade de Greenwich (EUA).

Conferencista em 40 países, como Austrália, Itália, Dinamarca, Polônia, China, Indonésia, Quênia, Índia, Egito e vários outros, no Brasil tem ministrado palestras e treinamentos para empresas e profissionais liberais nas áreas de Saúde, Psicologia, Recursos Humanos, Ecologia, Desenvolvimento Pessoal e Educação. Foi colunista das revistas Época e Época Negócios.

Autora de mais de 12 livros (os quais foram traduzidos para 10 idiomas) sobre temas como Educação, Psicologia, Saúde, Yoga, Nutrição e Ecologia. Ministrou palestras e seminários sobre estes temas em 42 países.
 
Estudou 11 idiomas incluindo o Bengali, Chinês e Sânscrito. Susan busca conscientizar as pessoas que a solução de grande parte de seus problemas está em suas próprias mãos.

Susan é norte-americana e adotou o Brasil como pátria, quando veio para a Eco-92. Em Porangaba, município a 162 km de São Paulo, capital, ela fundou e coordena o Instituto Visão Futuro (www.visaofuturo.org.br). Trata-se de uma ecovila e centro de estudos e formação nas áreas de Biopsicologia, Educação e Ecologia.


Ela é ainda a coordenadora do movimento Felicidade Interna Bruta (FIB) no Brasil (www.felicidadeinternabruta.org.br). O conceito FIB nasceu no Butão, pequeno país do Himalaia, e aos poucos em outros países ganha espaço a ideia de buscar outras maneiras de medir o desenvolvimento, considerando o bem-estar da população e não somente aspectos econômicos e monetários, como faz o índice PIB - Produto Interno Bruto.

Mais que um índice, o FIB compreende nove aspectos ou dimensões que servem para nortear o desenvolvimento sustentável de uma região: padrão de vida, saúde, educação, cultura, vitalidade comunitária, uso equilibrado do tempo, ecologia, boa governança, e bem-estar psicológico. Grupos no Reino Unido, Canadá, Austrália e Brasil trabalham pela implantação do FIB. Em nosso País, existem projetos-piloto em São Paulo, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Para o público que estará hoje na FIEC será uma oportunidade rara de ouvir uma das maiores estudiosas do mundo da chamada "Ciência Hedônica", a Ciência da Felicidade.

Fonte: Agência da Boa Notícia - (fone:  85 3224 5509)
Última atualização: 27/09/2012 às 07:45:29
 

Nenhum comentário :

Postar um comentário