29/10/2012

Desemprego não é desculpa para insucesso escolar


O 'fantasma' do desemprego que paira sobre os jovens e também sobre os pais «pode ser desmotivador» para aqueles que ainda estudam, admitiu João Muñoz, especialista em educação e administrador do Colégio de São João de Brito, em Lisboa, à margem de uma conferência realizada em Fátima. No entanto, o especialista frisou que o panorama de instabilidade e de incerteza em relação ao futuro «não pode ser uma desculpa para o insucesso escolar». 

Colocando-se no papel dos jovens, João Muñoz reconheceu que «é difícil» ser estudante na atual conjuntura econômica e financeira, mas, destacou: «não pode é servir de desculpa para não fazer formação» porque depois, então sim, será ainda mais difícil ter emprego. Para o administrador do Colégio de São João de Brito, os mais jovens têm o dever de se formar e qualificar. «Os mais novos têm uma responsabilidade: é formar-se. Os jovens vão ser os homens e mulheres de amanhã, que vão levar o mundo», disse João Muñoz acrescentado que, para isso, as populações juvenis «têm que estar qualificadas, formadas e preparadas». 

Particulares ou públicas, todas as escolas devem ter o mesmo objetivo: contribuir para que os seus alunos melhorem o mundo que encontraram. «É a missão de qualquer escola levar alunos para bom porto e levar os alunos a olhar para o mundo, saber qual o seu papel, e como ajudar e colaborar para que ele seja melhor», referiu o especialista. Promovida pela Associação Amigos Missionários da Consolata, a intervenção de João Muñoz incidiu sobre a temática da fé e da educação no meio da crise atual. A preleção decorreu domingo, 28 de outubro, no Seminário da Consolata, em Fátima. 


Fátima Missionária

Nenhum comentário :

Postar um comentário