28/11/2012

Ação vai limpar praias, lagoas e rios

A partir de hoje, um total de 60 pessoas, entre jovens e adultos, estará envolvida na limpeza das águas nos próximos dias, em pontos da Capital e em outras localidades da região metropolitana, como no entorno do Rio Pacoti FOTO: CID BARBOSA

Dando continuidade às atividades em atenção ao Dia Nacional de Limpeza de Praias, Rios, Lagos e Lagoas, celebrado no próximo fim de semana, o Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) promovem limpezas, sexta-feira, dia 30, e sábado, dia 1°, na Lagoa de Antônio Diogo, no Corredor Ecológico do Rio Pacoti. Outros locais também receberão ações como essa.

Ao todo, 60 pessoas, entre jovens e adultos, estarão envolvidas em limpeza das águas nos próximos dias, em locais da Capital e região metropolitana. Os gestores das Unidades de Conservação com apoio das comunidades envolvidas distribuirão 300 sacos plásticos para a coleta de resíduos sólidos. No dia 30, será a mobilização e organização do evento, e no dia 1º a ação na lagoa, das 9h às 11 h. Haverá distribuição de brindes.

O objetivo dessas ações é alertar sobre a preservação das áreas naturais. Um grupo de estudantes da Escola de Ensino Fundamental e Médio Padre Rocha, do bairro Joaquim Távora, participará de um minicurso sobre resíduos sólidos, onde aprenderá os cuidados necessários sobre o manuseio do lixo, sua correta separação, compostagem e reciclagem. Após a palestra, os estudantes serão divididos em quatro equipes para uma limpeza simbólica nas trilhas do Parque.

Prioridades

Na edição deste ano do evento, as prioridades foram as Unidades de Conservação do Estado do Ceará, por englobar lagoas, rios e praias, conforme explica a coordenadora de Educação Ambiental e Articulação Social do Conpam, Maria José Holanda. "Percebemos que estava havendo uma necessidade importante e inadiável de envolver a população do entorno dessas unidades para a conservação dos ambientes limpos", destaca.

Segundo ela, o trabalho com as comunidades acontece não apenas no dia da ação, mas cerca de 20 dias ou um mês antes, ocorrendo mobilização através de palestras, uma ação com envolvimento da comunidade, segundo ela, não educa apenas naquele ápice do momento, já que eles já estão sensibilizados com a questão. "A questão do meio ambiente está sendo um apelo não somente da mídia, há uma necessidade da espécie humana. Eles mesmos estão tomando a consciência da necessidade de modificar aquele local", diz.

Hoje, o "Dia da Consciência Limpa" ocorre ação no Centro de Referência Ambiental do Parque Ecológico do Rio Cocó. 


Diário do Nordeste

Nenhum comentário :

Postar um comentário