02/11/2012

Amnistia promove petição para salvar índios

 MUNDO
Direitos humanos
Amnistia promove petição para salvar índios
Texto Francisco Pedro | Foto Lusa | 02/11/2012 | 15:27
Organização de defesa dos direitos humanos apela às autoridades brasileiras que suspendam a ordem de despejo da comunidade indígena Guarani-Kaiowá e garantam a segurança dos elementos da tribo
IMAGEM
Vítima de «graves violações de direitos humanos» nos últimos anos, a tribo Guarani-Kaiowá corre o risco de ser desalojada das suas terras em Mato Grosso, no Brasil. Para evitar a expulsão, a Aministia Internacional (AI) está a promover uma petição, apelando às autoridades brasileiras que suspendam de imediato a ordem de despejo, decretada por um tribunal federal regional. 

Segundo a AI, a comunidade foi atacada, em 2011, por um grupo de homens armados, que incendiaram as suas casas e todos os bens. No ataque foi assassinado o líder indígena Nísio Gomes e três crianças foram raptadas. A comunidade ocupou então dois hectares de floresta nas margens do rio Hovey (a sua terra ancestral) e desde aí tem sido alvo da fúria dos agricultores. 

Em setembro, o tribunal aprovou uma ordem despejo, apresentada pelos fazendeiros. A decisão foi contestada pelo Ministério Público Federal, por o juiz não ter tido em consideração que aquelas terras «têm sido tradicionalmente ocupadas pela comunidade». Numa carta enviada ao governo do Brasil, os indígenas manifestaram-se dispostos a morrer pela defesa do seu território. Para evitar mais derramamento de sangue, a AI pede o apoio da comunidade internacional, na proteção desta tribo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário