Na próxima terça-feira, 20, é comemorado, no Brasil, o Dia da Consciência Negra. Esta é uma oportunidade para que a sociedade faça uma reflexão sobre o papel do negro na cultura do país. Muitos movimentos ligados à comunidade negra organizam, nesta data, eventos, palestras e shows.
Segundo os nossos livros de história, esta data foi escolhida por representar o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um líder do Quilombo.
Para debater um pouco sobre este dia, convidamos Campos, missionário da Comunidade de Aliança da Canção Nova, para falar um pouco desta data.
Ouça, na íntegra, o podcast da redação:
Para o consagrado é importante destacar que este dia é muito significativo para a sociedade negra presente no Brasil.
“Para nós é uma data muito especial, pois faz com que possamos assumir, de fato, a nossa natureza, a nossa raça e aquilo que podemos dizer: Deus, realmente, fez cada um de nós”, destacou Campos.
Segundo o missionário, é fundamental que as pessoas aprendam a viver e assumir a sua identidade, cuja descendência é negra.
“Eu vivo a minha realidade e a identidade cultural. Muitos negros ainda não se assumiram como pessoa e raça, porque têm muita gente que não se gosta. Portanto, esta data também vem para fazer memória, ou seja, atualizar aquilo que nós somos”, refletiu o missionário.
*Foto Arquivo pessoal: ‘Bodas de prata do casal Gilsânia e Campos’.
Nenhum comentário :
Postar um comentário